CANARANA – Para ampliar o conhecimento sobre o cooperativismo nos quatro cantos do país e fortalecer conceitos de colaboração e união na juventude, o Sicoob conta com diversos projetos voltados para crianças e adolescentes, coordenados pelo Instituto Sicoob.
Um deles chama-se Cooperativa Mirim, um programa que incentiva e apoia a formação de cooperativas em escolas públicas, privadas e demais instituições de atendimento a crianças e adolescentes na faixa etária entre 8 e 17 anos. Atualmente, são 24 cooperativas mirins em operação, somando 901 cooperados nos estados do Paraná, Espírito Santo e Pará.
“O grande objetivo é perpetuar as mensagens de solidariedade que o Sicoob tem como alicerces para esses jovens, ajudando na criação de cidadãos conscientes e responsáveis”, diz Luiz Edson Feltrim, superintendente do Instituto Sicoob.
Para difundir ainda mais o conceito do cooperativismo, outro programa de destaque é o Concurso Cultural. Na edição deste ano, com o tema “Cooperativismo, uma forma de viver”, mais de 77 mil estudantes dos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental I de escolas convidadas das redes pública e privada e de cooperativas escolares de todo o Brasil foram inscritos no projeto, que tem como principal objetivo incentivar o debate sobre o cooperativismo e fortalecer o conceito de cooperação como lição de vida.
Outros diversos eventos são realizados ao longo do ano para este público: nesta sexta-feira, 29, por exemplo, o Sicoob faz uma live para apresentar o cooperativismo ao público infantil em comemoração ao Mês das Crianças.
Por Assessoria.