Quem gosta muito de café e o consome com frequência em casa costuma ficar com dúvida: onde é o melhor lugar para guardar o seu café para preservar suas propriedades? Seria o freezer, a geladeira ou o armário?
Este é um assunto que gera muito controvérsia entre a comunidade dos fãs de café. Neste texto, você vai saber por fim qual é a melhor alternativa. Mas, para entender isto, é preciso compreender quais são os fatores que impactam na qualidade do café.
Os efeitos do ambiente no café
Agora que você conhece os efeitos do ambiente no café, a resposta parece fácil: o melhor lugar para guardá-lo é no armário, em uma embalagem opaca e fechada. Ao fazer isso, você está minimizando o contato dele com o oxigênio, a luz, as mudanças de temperatura e a umidade.
Há quem tenha o hábito de congelar o café, o que nem sempre é uma boa ideia. Isto porque, ao congelá-lo, a umidade do freezer também irá prejudicá-lo. Como o café é seco, pois é torrado, ele absorve umidade com muita facilidade.
Mas isso não quer dizer que você não possa congelá-lo caso queira aumentar sua vida útil. No entanto, você precisa ter consciência que está abrindo mão de um pouco da qualidade para que ele dure mais. De todo modo, os especialistas sugerem que, depois que você descongelá-lo, aguarde algum tempo (ou mesmo semanas) para consumi-lo. Só assim você terá o melhor do seu amado café.