A Antártida é formada em toda sua totalidade por gelo e possui características singulares. Essa região detém cerca de 10% das terras emersas do planeta.
Ela corresponde a uma área de calota polar. Ocupando um território com tamanho semelhante ao do Brasil, é considerado o maior dos desertos, isso porque apresenta as condições mais adversas para manutenção e proliferação de vida.
Mas mesmo com todo esse frio absurdo, existem pessoas que moram lá, como também existem pessoas que nasceram na Antártida. Onze seres humanos já nasceram no continente gelado, sendo oito deles na base argentina Esperanza, e três na base chilena Presidente Eduardo Frei Montalva.
Emilio Marcos Palma, é um cidadão argentino que se tornou célebre por ter sido a primeira pessoa nascida no continente antártico e a pessoa nascida mais ao sul na história conhecida. Nasceu no Fortim Sargento Cabral, na Base Esperança, perto da extremidade da Península Antártica, e consta no Livro Guinness dos Recordes como o único ser humano em toda a história que se saiba ter nascido no continente antártico.
Fonte: Mundo Educação, Brasil escola, Superinteressante.