sexta-feira, 22 novembro, 2024
23.4 C
Canarana
Início Notícias Destaques Mais de 200 beneficiários da reforma agrária de Água Boa receberam títulos...

Mais de 200 beneficiários da reforma agrária de Água Boa receberam títulos definitivos de seus lotes

Na manhã da ultima terça-feira (24.10) houve a entrega de 219 títulos de domínio para beneficiários da reforma agrária em Água Boa. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de grande público que aguardavam o tão sonhado documento de propriedade de seus lotes.

Através do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária – Titula Brasil e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Água Boa, ocupantes de quatro assentamentos foram favorecidos, sendo: 175 títulos do P.A. Jaraguá; 22 títulos do P.A. Santa Maria; 13 títulos do P.A. Jandira; e 09 títulos do P.A. Santa Cruz.

“A entrega dos documentos definitivos representa a concretização de direitos básicos e essenciais. Ao regularizar as terras também é possível promover o desenvolvimento econômico e social das regiões. Famílias antes excluídas do sistema legal passam agora a ter o acesso a benefícios essenciais, como serviços básicos e programas sociais. Além disso, a regularização fundiária contribui para redução dos conflitos e disputas sociais”, disse o prefeito de Água Boa, Dr. Mariano Kolankiewicz.

Foto: AguaBoaNews

O superintendente regional do Incra em Mato Grosso, Edtânio Santos de Oliveira, disse que é prioridade do atual governo federal em ampliar os assentamentos no país, mas que há um trabalho intenso em atender todas os assentamentos no estado. “A demanda é absurda e o atendimento do Incra é amplo. Só em Mato Grosso são aproximadamente quinhentos assentamentos, com P.A de mil e seiscentas famílias por exemplo, e estamos trabalhando arduamente para atender todos os assentados. Hoje em Água Boa estamos trazendo segurança jurídica aos beneficiários da reforma agrária com o título definitivo, onde a maioria espera a mais de 25 anos por esse momento”.

Foto: AguaBoaNews

O título de domínio é o documento que transfere o imóvel rural ao assentado da reforma agrária em caráter definitivo, tornando-o proprietário do lote.

Dr. Mariano ainda pontuou que cem pedidos de titulação que chegaram posteriormente estão sendo analisados: “Estivemos conversando com o superintendente Edtânio e com o Isaac para darmos continuidade na parceria entre o Incra e o nosso município, e assim realizarmos a regularização fundiária de toda a nossa população.”

Também esteve presente no ato o superintendente da Unidade Avançada do Vale do Araguaia, Isaac Sarmento; a coordenadora do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária, Isete Basso Santini; a vice-prefeita Rejane Schneider Garcia; o vereador e presidente da Câmara José Ari Zandoná; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Água Boa, Gilmar Celestino dos Santos; o secretário adjunto de Agricultura Familiar, Otacílio Barbosa; a primeira-dama Juliana Souza Kolankiewicz, vereadores e presidentes de associações.

Por AguaBoaNews.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.