ÁGUA BOA – Prefeitos dos municípios que fazem parte do CISMA se reuniram na manhã de hoje, terça-feira (24-03), em Água Boa-MT, para debater ações ao enfrentamento e prevenção do coronavírus (Covid-19). Os prefeitos falaram sobre as medidas que tomaram em suas cidades, e ao final foram orientados a seguir o Decreto Estadual e as orientações do Ministério da Saúde.
No encontro foi repassado aos prefeitos a capacidade de atendimento que o Hospital Regional Paulo Alemão suporta para atender possíveis casos de pessoas que vierem a serem acometidas pelo Covid-19.
Segundo a Diretora do Hospital, Salete Lauermann, atualmente o Hospital Regional tem 5 locais para isolamentos, mas sendo necessário, poderá ter até 38 locais. Para isso o hospital deverá passar por algumas readequações. Também tem disponível 10 respiradores na cidade (sendo 4 do próprio hospital, 1 emprestado de Canarana-MT e outros 3 do Hospital Vale do Araguaia), para a necessidade de incubação.
Foi pedido aos prefeitos que caso houver algum paciente com os sintomas do coronavírus, antes de enviá-lo para Água Boa, que os médicos locais entrem em contato com os médicos do Hospital Regional para definir se é necessário ou não o envio desse paciente. Caso seja um paciente infectado, o trajeto dessa pessoa pode colocar várias outras também sob risco de contaminação. A medida foi aceita pelos prefeitos presentes.
Rádio Interativa.