Uma das maiores dúvidas entre as pessoas é sobre a bolacha e o biscoito. Mas qual é o certo ?
Para sabermos qual é o certo, primeiramente precisamos entender o que é cada um. A diferença entre eles está na maneira do preparo. Ambos são feitos com massa de farinha de qualquer cereal, com ou sem açúcar, gordura ou levedura. Normalmente as bolachas são secas, enquanto os biscoitos podem ser secos ou úmidos. Veja as informações sobre cada um:
O que é biscoito?
O biscoito é um alimento produzido com massa de farinha de diferentes cereais, gordura ou levedura.
Pode possuir açúcar ou não. Assim como recheio ou cobertura, e pode ser encontrado em diferentes formatos,porém dificilmente em uma forma mais plana.
O termo biscoito vem do latim bis e coctus, que significa “cozido duas vezes”. Isto em alusão ao seu antigo modo de preparo, onde o alimento era assado duas vezes para que ficasse menos úmido.
O biscoito se originou com os gregos, que misturaram mel, leite e canela na preparação do pão egípcio. O alimento era produzido inicialmente por escravos e apenas no século XVII começou a se popularizar na Europa.
O que é bolacha?
A bolacha é produzida com os mesmos ingredientes do biscoito, mas a diferença é que geralmente é mais seca. Além de possuir um formato plano.
Como exemplo, temos a Bolacha Maria, criada em 1874.
Ela foi feita em comemoração às bodas da duquesa da Rússia Maria Alexandrovna com o Duque de Edimburgo.
O termo bolacha vem do latim bulla (objeto esférico) mais o sufixo diminutivo acha.
Qual é o certo?
O órgão que regula o produto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, considera os dois termos como sinônimos, inclusive levando em consideração as variações com cobertura e recheio. Ou seja, segundo a Anvisa, ambos estão corretos e são iguais.
Curiosidade: o Brasil é atualmente o segundo maior produtor de biscoitos/bolachas do mundo, segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Biscoitos (Anib).
Fontes: Só Portuges/PUCSP/Diferença.com
Por Maria Eduarda Alves Ferreira do O Pioneiro.