Desde o dia, 28, o Sicoob realiza diversas ações especiais para a Semana do Cooperativismo. Esta será a primeira vez que a instituição realiza o evento em mais de uma data, espalhando o impacto social que cada cooperativa realiza nas comunidades em que estão inseridas. Em 3 de julho, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo e o Dia C – Dia de Cooperar.
“O Sicoob, por intermédio do Instituto, dá um passo importante com a Semana do Cooperativismo – ela possibilitará compartilhar com a família Sicoob a importância de nossa instituição, que humaniza o relacionamento na prestação de serviços financeiros para nossos cooperados e comunidades onde atuamos”, afirma Marco Aurélio Almada, diretor presidente do Sicoob.
Durante a semana, serão várias ações, como workshops e palestras on-line, além de um espetáculo teatral sobre a história do cooperativismo no mundo, tudo orquestrado pelo Instituto Sicoob. “Acreditamos que a semana levará mensagens de positividade e cooperação para todo o país”, fala Luiz Edson Feltrim, superintendente do Instituto Sicoob.
De acordo com a coordenadora do Comitê de Investimentos Social Estratégico do Sicoob, Nábia Jorge, o Instituto Sicoob integra mais do que projetos. Ele conecta vidas, na esfera do cooperativismo. É uma das grandes vias para colocar em prática o propósito do Sicoob com impactos diretos e positivos nas comunidades. É o cooperativismo dinâmico e vivo”,
Cada cooperativa singular desenvolverá ações locais, filantrópicas e educativas. Na abertura, às 9h do dia 28.6, haverá uma Live com os Srs. Almada e Roberto Rodrigues, com moderação de Nábia Jorge, transmitida no canal do Youtube do Instituto Sicoob. Para conferir a programação na sua região, basta acessar: www.sicoob.com.br/semana-cooperativismo
Como serão sete dias de eventos, o Sicoob organizou os temas de cada data da seguinte forma:
• O que é o cooperativismo;
• Princípios e ramos do cooperativismo;
• Cooperativas de crédito;
• Cooperativismo e o impacto social;
• Cooperativismo e a atualidade;
• Dia C – conceitos e práticas
• Intercooperação
No primeiro e no último dia, haverá a apresentação da peça Familiarizar-te: vida, cultura e cooperação, pelo Espaço Sou Arte, no canal do YouTube ( https://youtu.be/fJY-J6UOaaE) , às 19h. São 40 minutos de duração e a peça conta a história de uma pequena comunidade no interior do Brasil que, com inspiração em uma aldeia primitiva da África, muda sua realidade com base na solidariedade e cooperação.
Por Assessoria.