Você provavelmente já viu cena parecida em filmes, séries de TV ou até mesmo presenciou a coisa toda acontecendo ao vivo, em tempo real: alguém, por algum motivo, dispara uma arma de fogo apontando para o alto. Seja como um “tiro de aviso” ou sendo parte de algum tipo de comemoração, ou homenagem, a verdade é que atirar para cima não é uma prática assim tão incomum.
Mas o que acontece com essas balas disparadas para o alto? Elas continuam subindo até chegar ao espaço? Ou será que caem de volta em direção ao chão? Como diz o ditado…
Tudo o que sobe, desce!
Ok, a frase não necessariamente engloba tudo o que sobe em direção aos céus. Foguetes, por exemplo, sobem e saem do planeta em direção ao espaço. Mas a coisa é diferente em relação a projéteis de armas de fogo: neste caso, infelizmente, o dito popular está correto.
Pois quando disparada apontada diretamente para cima, uma arma pode ejetar uma bala que vai subir até uma altura de cerca de 3 km. Durante a subida, o projétil vai perdendo velocidade até parar e começar a cair, novamente ganhando velocidade. Por sorte, graças à resistência do ar, a bala volta em direção ao solo com apenas uma pequeníssima fração de sua velocidade original — mas ainda assim representa perigo para quem está lá embaixo.
O perigo do tiro para o alto
Imagine, por exemplo, que alguém dê um tiro para cima usando um rifle AK47. Ao deixar o cano da arma, a bala viaja a uma velocidade de aproximadamente 2412 km/h, quase duas vezes a velocidade do som. Na horizontal este tiro poderia ser fatal, mas e na vertical?
Mesmo com tanta velocidade, um tiro para o alto é incapaz de deixar a atmosfera terrestre e, consequentemente, é puxado de volta para baixo por conta da gravidade. Ao chegar lá em cima, parar e começar a cair novamente, mas a queda vem com apenas cerca de 10% da velocidade original do disparo e possui somente 1% da energia de uma bala recém-disparada.
Mesmo caindo bem mais devagar, projéteis disparados também são muito perigosos
Seria isto o suficiente para causar dano a uma pessoa lá embaixo? Sim. Infelizmente, mesmo com impacto muito mais fraco, o projétil ainda tem poder o suficiente para causar bastante dano a alguém que por infelicidade esteja no caminho de sua queda.
Ainda que a chance de ser atingido seja baixa, caso aconteça, o evento pode ser ainda mais fatal do que um disparo na horizontal. Afinal, enquanto um tiro em condições normais poderia atingir, por exemplo, um braço ou uma perna, o tiro que cai na vertical tem grandes chances de acertar diretamente a cabeça.
Busque proteção
Conhecendo os perigos de ficar na linha de fogo de uma bala disparada para o alto, o que devemos fazer caso alguém atire para cima nas proximidades? Como se estima que um projétil disparado para cima leve algo entre 20 segundos e 2 minutos para subir e descer, o melhor a se fazer é procurar abrigo e esperar uns minutinhos só por precaução.
Afinal, ainda que a probabilidade seja baixa, é possível sim ser atingido por um tiro para o alto — que pode ser fatal.
Fonte: MegaCurioso.