domingo, 14 agosto, 2022
Início Notícias Saúde ATUALIZADA - Primeiro caso confirmado de Coronavírus em Canarana - Paciente de...

ATUALIZADA – Primeiro caso confirmado de Coronavírus em Canarana – Paciente de 19 anos chegou de Confresa no dia 29/03

CANARANA- O município de Canarana-MT teve hoje (06/04) confirmado seu primeiro caso de Coronavírus (Covid 19). Conforme informações da Secretaria de Saúde, o paciente é do sexo masculino, possui 19 anos, morador do bairro Nova Canarana e chegou ao município em retorno de viagem no dia 29/03 vindo de Confresa-MT. No dia 31 procurou a unidade de saúde com sintomas leves. 

Em contato com o secretário municipal de Saúde, Ruberlan Rezende, foi repassado à reportagem que o resultado do exame foi confirmado no início da tarde desta segunda-feira. O paciente fazia parte dos casos suspeitos. Outros cinco resultados de exames retornaram nesta segunda-feira, todos negativos. A Secretaria de Saúde de Confresa já foi comunicada sobre o trânsito no município do paciente confirmado.

“A equipe responsável já foi comunicada e começaram a seguir os protocolos padrão. {…} Desde o dia 31 esse paciente já assinou o termo esclarecido sobre a questão do isolamento que ele deveria ter até chegar o resultado do exame”, informa Ruberlan. O paciente apresenta sintomas leves, não foi hospitalizado e um trabalho de investigação de lugares e pessoas com quem teve contato teve início.

Ruberlan, em entrevista coletiva na tarde desta segunda, falou que houve certo relaxamento da população quanto aos cuidados necessários, que podem contribuir para o contágio do vírus. “A gente tem sofrido muita pressão, inclusive, de alguns estabelecimentos para abrir de forma desorganizada e voltar ao seu ritmo normal”, afirma o secretário, que reforça as medidas de prevenção, por exemplo, como o uso de álcool em gel, evitando aglomerações e, se possível, manter isolamento. “A gente sabe que infelizmente temos o primeiro caso do Vale do Araguaia e, provavelmente, vão ter novos casos”, finaliza. O funcionamento de cada estabelecimento comercial, conforme o ramo, deve seguir o Decreto Estadual 425/2020. 

Em áudio,  a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Canarana, Alene Vitti, salienta que o registro do primeiro caso confirmado “acende um alerta para nós todos. Porque nós temos vários casos leves, que ainda não saíram resultado, que estão ‘sanzando’ pela cidade. A equipe está fazendo acompanhamento de outros casos leves e que é sabido que pessoas não estão respeitando (o isolamento)”.

Canarana, até o último boletim, ainda possui outros 15 casos suspeitos, 163 monitorados e 02 casos descartados. O município, mesmo com a dificuldade de fornecimento por parte dos fabricantes, recebeu nesta segunda-feira novos lotes de máscaras, álcool em gel e outros equipamentos para o uso nas unidades de saúde. 

Por J. O Pioneiro.