segunda-feira, 22 julho, 2024
20.1 C
Canarana
Início Notícias Destaques CANARANA: Crianças sem deficiência jogam tênis sentados e correm com olhos vendados...

CANARANA: Crianças sem deficiência jogam tênis sentados e correm com olhos vendados em Festival Paralímpico Loterias Caixa

CANARANA – Juntamente com a capital Cuiabá, o município de Canarana realizou na manhã do último sábado (04) o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021. Foram as duas únicas cidades do Mato Grosso a sediarem o Festival. Aconteceu no Rancho Rafaely e reuniu mais de 150 crianças, entre alunos da Apae e das escolas municipais. A Apae de Paranatinga também prestigiou o evento.

Festival Paralímpico Loterias Caixa; Foto – OP.

As crianças participaram de cinco oficinas, sendo equoterapia, arremesso de peso, corrida de 100 metros, tênis de mesa e basquete. Mas o que chamou a atenção é que, por exemplo, no tênis de mesa elas tinham que jogar sentadas em uma cadeira, o mesmo no basquete. Na corrida de 100 metros, o percurso era feito em duplas, onde um dos participantes estava com os olhos vendados e era guiado pelo colega.

O objetivo era ensinar para as crianças sem deficiência, as dificuldades que pessoas especiais enfrentam, para criar uma geração que respeite aqueles que são diferentes. Para o professor Cid, representando a Secel, o objetivo foi alcançado. “Eles viram as dificuldades que a pessoa com deficiência passa, mas também viram que é possível interagir e incluir o colega que tem uma deficiência, tanto física, intelectual ou visual”, disse.

O secretário da Sejel, Robinson Braz, comparou que enquanto muitos reclamam da vida, outros enfrentam e superam grandes desafios. “A criança sentada numa cadeira de rodas e vendo a dificuldade que é jogar, pôde sentir a dificuldade, porque enquanto a gente reclama de uma colher que cai no chão, muitos daqueles que possuem uma deficiência conseguem se virar sozinhos”, comparou.

LEIA MAIS – Canarana realizou o 1º Desfio do Quati de Mountain Bike

Conforme a proprietária do Rancho Rafaely, Eliane Faitão, o objetivo, além de realizar novamente o Festival, é trazer para Canarana outros eventos em 2022 voltados às pessoas especiais, como a semana da criança com deficiência, paralimpíadas escolares, além de um projeto de atividades esportivas a ser realizado durante todo o ano. Ela demonstrou sentimento de dever cumprido. “Sentimento de que todos os envolvidos realizaram com grande excelência. Emoção e gratidão”, colocou.

No Brasil todo, o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021 aconteceu em 70 municípios. O Festival é destinado a crianças de 8 a 17 anos, com e sem deficiência. A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas.

Em Mato Grosso o Festival tem o apoio do Governo de Mato Grosso através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Em Canarana, da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Conforme exposição já feita pelo Mauro Mendes, a pessoa com deficiência “não precisa de piedade, mas de oportunidade”, demonstrando que investimentos continuarão a ser feitos nessa área, encontrando em Canarana, parceiros comprometidos em fazer parte desses projetos.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.