sexta-feira, 21 fevereiro, 2025
InícioNotíciasDestaquesCresce, mas continua acolhedora: Canarana celebra 44 anos

Cresce, mas continua acolhedora: Canarana celebra 44 anos

CANARANA – Neste sábado, 15 de fevereiro, Canarana comemora seus 44 anos de emancipação político-administrativa. A cidade, que teve sua origem no sonho e na determinação de um pastor e de um grupo de colonos vindos do Rio Grande do Sul, tornou-se uma das mais prósperas economias de Mato Grosso.

O nome Canarana tem uma história singular: inspirado em um capim nativo da região, ele também remete à jornada do povo judeu rumo à terra prometida, Canaã. Essa simbologia reflete a esperança e o empenho das famílias pioneiras que vieram em busca de um novo lar e de um futuro próspero.

Foto: Reprodução

Atualmente, Canarana abriga uma população de 27.657 habitantes e ocupa um território de mais de um milhão de hectares. Com uma economia baseada no agronegócio, a cidade planta anualmente 340 mil hectares de soja, 100 mil hectares de milho e 150 mil hectares de gergelim, consolidando-se entre os 10 maiores produtores de grãos de Mato Grosso. Além disso, possui um rebanho bovino que ultrapassa as 200 mil cabeças de gado.

O Produto Interno Bruto (PIB) do município é de R$ 3,4 bilhões, figurando como o 15º maior de Mato Grosso. Com vastas áreas agricultáveis e condições favoráveis para expansão, a produção de soja pode ultrapassar, em breve, os 400 mil hectares. O crescimento do agronegócio tem atraído novos investimentos, como a construção de uma usina de etanol de milho, que promete impulsionar ainda mais a economia local nos próximos anos.

Esse avanço econômico reflete diretamente no crescimento populacional e no desenvolvimento urbano. Projeções indicam que até 2050 a população de Canarana poderá ultrapassar os 100 mil habitantes. Para acompanhar essa expansão, investimentos são direcionados para infraestrutura, logística, educação, saúde, segurança, esporte e lazer, além do incentivo a empreendimentos privados que garantem a oferta de produtos e serviços de qualidade.

Entretanto, o maior patrimônio de Canarana não está nos seus números e potencial econômico, mas na hospitalidade de seu povo. Quem visita a cidade destaca o acolhimento caloroso como uma das principais características locais, resultado de uma comunidade formada por famílias que, desde sua fundação, carregam no coração o desejo de construir um lar e uma cidade próspera para todos.

Parabéns, Canarana, pelos seus 44 anos de história, progresso e desenvolvimento!

Por OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.