CANARANA – A ONG Doutores da Amazônia iniciará no próximo dia 12 de julho, duas semanas de ações na Terra Indígena do Xingu. A previsão é realizar mais de cinco mil atendimentos aos indígenas das mais variadas especialidades bucal e médica, tendo como base o Polo Leonardo. A iniciativa tem a parceria do Dsei Xingu, ISA, Projeto Xingu, Ipeax, Atix, Funai e Condisi.
Conforme o coordenador do Dsei Xingu, Quintanilha Silva, a ação partiu da articulação dos caciques da abrangência do Polo Leonardo. “Eles encaminharam em novembro de 2020 a solicitação à Funai Brasília, que demandou para a Sesai a viabilidade de realizar. A Sesai, após analisar todo o cenário, levando em conta a cobertura vacinal e os benefícios que serão alcançados, planejou de modo seguro toda a ação, seguindo rígidos protocolos sanitários”, disse.
O Doutores da Amazônia é um projeto que tem como propósito principal a união de profissionais dispostos a retribuir suas oportunidades e conquistas em prol da sociedade através do cuidado com a saúde dos povos indígenas, fornecendo assistência médica e odontológica moderna e de alta qualidade aos povos originários.
Por OPioneiro.