A Virgem Velada é uma escultura em Mármore de Carrara talhada em Roma pelo escultor Italiano Giovanni Strazza (1815–1878), retratando o busto de Virgem Maria sob um véu. A data exata da conclusão da obra é desconhecida, sendo provavelmente do início da década de 1850.
A escultura foi transportada para a Colônia de Terra Nova em 1856, conforme registrado em 4 de dezembro no diário do bispo John Thomas Mullock:
“Recebida com segurança de Roma, uma bela estátua da Santíssima Virgem Maria, em mármore, de Strazza. O rosto está velado e é possível ver sua feição e suas características. É uma perfeita obra de arte.”
Essa é uma das obras mais extraordinárias já realizadas. O efeito de transparência é simplesmente fantástico.
A Virgem Velada foi então mantida no Palácio Episcopal, próximo à Catedral Católica Romana, em St. John’s , até 1862, quando o Bispo Mullock a presenteou à Madre Maria Madalena O’Shaughnessy, Madre Superiora do Convento da Apresentação de Maria. O busto manteve-se, desde então, sob o cuidado das Irmãs da Apresentação, na Cathedral Square, em St. John’s, Terra Nova, Canadá.
Outros ângulos
2. – Dificuldades da Técnica
O Mármore onde está esculpida o rosto da Virgem é um dos materiais mais duros do planeta. Além disso a técnica de escultura em mármore não tem adição. É uma escultura 100 % feita por subtração. Por isso, dizem que para esculpir uma figura em mármore, o escultor pega o bloco e “simplesmente tira dele tudo que não é a imagem”.
3. – Simbolismo
O nacionalismo italiano estava em ascensão em meados do século XIX. A Virgem Velada de Strazza é um notável exemplo do movimento de arte nacionalista italiano chamado Risorgimento. A imagem da mulher velada pretendia simbolizar a Itália, assim como Britânia simbolizava a Grã-Bretanha, Hibernia simbolizava a Irlanda e a Estátua da Liberdade simbolizava os Estados Unidos. Pietro Rossi e Raffaelle Monti foram os mais importantes contemporâneos italianos de Strazza, que também esculpiram mulheres veladas.
4. – Giovanni Strazza
Giovanni Strazza (1818-1875) foi um escultor italiano que nasceu em Milão, na Itália. Ele estudou na Academia Brera em Milão e depois trabalhou em Roma entre 1840 e 1858. Ele retornou a Milão, onde lecionou de 1860 a 1875, passando a “cadeira de escultura” para Giosuè Argenti.
5. – Localização de Terra Nova
Fonte : Historia com Gosto