CUIABÁ – O Estado de Mato Grosso se destaca, mais uma vez, na criação de postos de trabalho com carteira assinada. Em janeiro, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) liberados nessa semana, o Estado ficou em primeiro lugar entre todas as federações na criação de novas vagas.
Conforme levantamento feito pelo OPioneiro junto ao Caged, foram 57.198 contratações e 43.483 desligamentos, deixando um saldo de 13.715 novos postos em Mato Grosso, alcançando o segundo lugar em números absolutos, atrás somente de São Paulo (18.663), porém, com o maior crescimento em todo o Brasil em relação ao número de postos existentes, apresentando variação positiva de 1,64%.
Médio Araguaia
Os três maiores municípios do Médio Araguaia, também tiveram saldos positivos. Em Canarana, o primeiro mês do ano apresentou resultado de 214 vagas de emprego com carteira assinada criadas. Em Água Boa, janeiro teve saldo positivo de 130. Já em Querência, 397 trabalhadores conseguiram um emprego no primeiro mês de 2023.
Brasil
No Brasil todo, janeiro apresentou um resultado de 83.297 novas vagas de trabalho com carteira assinada, crescimento de 0,20%.
Por Rafael Govari para OPioneiro.