CANARANA – O prefeito Vilson Biguelini se reuniu na manhã deste sábado (18) com secretários, vereadores, produtores rurais e empresários, para definir o fechamento do lixão municipal, que está localizado na MT-109, próximo da usina de etanol de milho da Agrícola Alvorada, que está em construção.
Acontece que a usina tem previsão de entrar em funcionamento em julho deste ano, mas a autorização será certamente negada pela ANP se o lixão estiver em funcionamento. No local são gerados gases e constantes incêndios, um risco para a usina.
Ficou decidido que será permitido levar material no atual lixão até o dia 31 de janeiro. Após essa data, o lixo doméstico será destinado para o aterro sanitário de Água Boa e os entulhos deverão ser destinados para uma área de 10 hectares que fica a 15 km da cidade, saída do aeroporto.
A partir de fevereiro, a prefeitura fará o aterramento do atual lixão, cobrindo todo material e acabando com as queimadas. Ao mesmo tempo, irá trabalhar para criar uma cooperativa de reciclagem e melhorias no novo espaço.
Por OPioneiro.