QUERÊNCIA – O 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, realizado entre os dias 19 e 21 de março de 2024 em Cuiabá, teve como tema central “Fortalecimento da gestão municipal para efetivar a universalidade, a equidade e a integralidade do SUS”. O evento foi marcado por debates pertinentes à Política Nacional de Saúde, com foco na gestão participativa e no pacto federativo, com ênfase na realidade do Estado de Mato Grosso.
Durante o congresso foram apresentadas diversas experiências exitosas dos municípios de MT, destacando as ações e serviços implementados no âmbito do SUS. O município de Querência contribuiu com uma iniciativa desenvolvida pelo CAPS, denominada Oficina Terapêutica de Culinária Afetiva: Vínculo e Protagonismo do Usuário do CAPS Renascer. Este projeto, coordenado pela nutricionista Mary Furio, é realizado como parte das atividades terapêuticas oferecidas pelo CAPS.
A qualidade e relevância do projeto de Querência foram reconhecidas, sendo selecionado como um dos 12 melhores trabalhos do estado de MT na etapa estadual. Em julho, o projeto será apresentado na etapa Nacional, durante o Congresso Nacional-Conasems.
Por OPioneiro.