Conforme a delegada coordenadora do núcleo da entidade no município, Bruna Freiberg, proporcionar às crianças, das Escolas Municipais Cecília Meireles, Cristalino, Ermindo Mendel, Guarujá e Vila Nova, a oportunidade de conhecerem de perto o dia a dia de uma fazenda é essencial para o futuro do setor. “É muito legal trazer as crianças aqui para conhecerem a realidade do produtor, nosso dia a dia no campo, pois assim elas têm a noção de como é plantado o que chega nas mesas da sua casa e da sua escola também”, afirma.

O conselheiro fiscal da Aprosoja MT, Zenio Oliveira, também destaca a relevância do programa. “Essa ação da entidade é muito importante porque ela traz para a criança o conhecimento para a vida dela no futuro, um trabalho extremamente importante que a associação tem de mostrar a realidade do campo às pessoas urbanas”, enfatiza.
Segundo o representante da Agropecuária Jerusalém, Pedro Garbuio, a experiência também foi enriquecedora para eles que abriram a porteira da propriedade para recebe-las. “É uma alegria muito grande trazer o pessoal aqui e as crianças, principalmente, para conhecerem a fazenda, verem o que que acontece aqui. Cada expressão e cada curiosidade que eles demonstraram aqui, mostra que isso foi muito legal tanto pra nós quanto para eles”, pontua.
Para o diretor da Escola Municipal Cecília Meireles, Claudinei Lozano, a vivência em campo contribui para o entendimento das crianças sobre o ciclo produtivo. “Você hoje vai ao mercado e às vezes nem sabe de onde vem, então isso é muito bom para eles, saber que aquele óleo que está dentro do vidro já passou por vários processos, do plantio, da colheita e da transformação daquele produto. Então para nós é muito importante ter tido a oportunidade de trazer os alunos aqui para conhecer um pouco desse processo”, explica.
Os alunos da Escola Ermindo Mendel, Ester Rodrigues e Daniel Nolasso, contam que gostou de aprender sobre o funcionamento de uma fazenda. “Eu acho muito legal que o produtor tenha esse cuidado aqui pelas plantas e pela natureza. Gostei muito de vir aqui, foi muito especial pra mim. Eu gostei muito de ir lá nas máquinas, dos bois e das plantas”, diz Ester.
A visita marcou o pequeno Daniel, que não escondeu seu entusiasmo. “Gostei muito daqui, onde nós vimos os maquinários, as plantações e também o gado. Amei muito, estava muito animado para vir aqui hoje, esperamos muito por isso. Fiquei muito feliz porque foi melhor do que eu imaginava”, acrescenta.
Por meio do programa Futuro em Campo, a Aprosoja MT busca aproximar as crianças à realidade do campo e a origem dos alimentos.
Por Vitória Kehl Araujo | Aprosoja-MT.