QUERÊNCIA – Produtor rural que chegou ao município quando a região ainda engatinhava na agricultura, Fernando Gorgen administrou Querência por 16 anos e ajudou a transformar a cidade em uma das que mais cresceram em Mato Grosso.

Antes de ocupar a cadeira de prefeito por quatro mandatos, Fernando Gorgen conheceu de perto a realidade enfrentada pelos pioneiros que apostaram no Vale do Araguaia. Nascido em Marechal Cândido Rondon, no Paraná, ele deixou a terra natal ainda jovem ao lado do irmão em busca de oportunidades no Centro-Oeste.
A mudança não significou facilidade. Durante anos, trabalhou em propriedades arrendadas, enfrentando estradas precárias, longas distâncias, dificuldades de infraestrutura e os desafios típicos de uma região em formação. Foram anos dedicados ao plantio, à colheita e ao trabalho pesado no campo, realidade comum entre os produtores que chegaram ao nordeste de Mato Grosso nas décadas de 1980 e 1990.
Em 1997, Fernando se estabeleceu definitivamente em Querência. Na época, o município possuía menos de 10 mil hectares cultivados e ainda dava os primeiros passos rumo ao desenvolvimento econômico que viria nas décadas seguintes.
Produtor rural, participou diretamente da expansão agrícola da região e acompanhou o crescimento de uma cidade que, anos depois, se tornaria uma das referências do agronegócio mato-grossense.
A entrada na política aconteceu por incentivo da própria comunidade em que vivia e servia. Sem experiência anterior em cargos eletivos, aceitou disputar a prefeitura e foi eleito para o primeiro mandato em 2004, assumindo a administração municipal em janeiro de 2005.
Ao longo de quatro mandatos — 2005 a 2008, 2009 a 2012, 2017 a 2020 e 2021 a 2024 — acumulou 16 anos à frente da Prefeitura de Querência.
Durante sua gestão, uma das marcas foi a busca por eficiência na aplicação dos recursos públicos. Um episódio lembrado por ele ocorreu entre 2007 e 2008, quando recebeu recursos destinados à construção de uma unidade de saúde. Segundo Fernando, por meio de economia na execução da obra e utilização racional dos recursos disponíveis, foi possível construir duas unidades com o valor inicialmente previsto para apenas uma.
A mesma lógica foi aplicada em obras de pavimentação. Enquanto o custo médio de um quilômetro de asfalto em diversos municípios girava em torno de R$ 2 milhões, Gorgen conseguiu reduzir esse valor para R$ 600 mil por quilômetro utilizando maquinário próprio, equipes da prefeitura e planejamento operacional. A estratégia permitiu ampliar a malha urbana pavimentada e executar obras consideradas essenciais para o crescimento da cidade.
Entre as realizações destacadas ao longo dos mandatos estão a pavimentação das três agrovilas do município, a ampliação da infraestrutura urbana, a construção e melhoria de escolas, investimentos em saúde e a abertura de centenas de quilômetros de estradas.
Somente em regiões indígenas, foram implantados, aproximadamente, 500 quilômetros de estradas, além da construção e manutenção de estruturas educacionais que passaram a atender comunidades antes isoladas. Na malha urbana, cerca de 200 quilômetros de pavimentação foram feitos.
Em 2022, de acordo com o último Censo do IBGE, Querência foi a cidade que mais cresceu no Estado de Mato Grosso e a 6ª a nível nacional.
Fernando participou das articulações que contribuíram para a pavimentação da BR-242 e para melhorias em rodovias consideradas estratégicas para o escoamento da produção agrícola do Araguaia.
Durante a pandemia da Covid-19, também esteve envolvido na estruturação de leitos de terapia intensiva no município, medida considerada fundamental para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde em um dos períodos mais críticos enfrentados pela população.
Paralelamente à administração pública, Fernando construiu uma trajetória familiar marcada por conquistas e desafios. Pai de cinco filhos, enfrentou uma das maiores dores de sua vida ao perder um deles em um acidente.
Além da atuação municipal, também participou de debates estaduais e nacionais ligados ao setor produtivo. Entre as pautas defendidas, esteve a regularização fundiária, a simplificação ambiental e medidas voltadas aos pequenos e médios produtores rurais.
Nos últimos anos, tornou-se um dos defensores da industrialização do agronegócio no Vale do Araguaia como forma de agregar valor à produção local e gerar empregos. A instalação de novas indústrias no município, incluindo empreendimentos ligados à cadeia do etanol, é apontada por ele como um dos caminhos para consolidar o desenvolvimento regional.
Hoje, após 16 anos de administração municipal, Fernando Gorgen mantém forte ligação com o setor produtivo e segue participando das discussões sobre o futuro do Araguaia e do Xingu. Pré-candidato a deputado federal, afirma que pretende levar para Brasília pautas ligadas à infraestrutura, saúde regionalizada, educação técnica e fortalecimento da produção agropecuária.
A trajetória iniciada na lavoura, em meio à poeira, à lama e aos desafios enfrentados pelos pioneiros da região, transformou Fernando Gorgen em uma das figuras mais conhecidas da história política da região do Araguaia. Para apoiadores e admiradores, sua marca está nas obras executadas e na transformação urbana do município. Para ele, o legado é resultado da persistência de quem acreditou no potencial de uma região que ainda estava sendo construída.
Por Assessoria.
