quinta-feira, 25 junho, 2026
InícioNotíciasDestaquesFernando Gorgen: da lavoura ao comando de Querência, trajetória marcada por trabalho...

Fernando Gorgen: da lavoura ao comando de Querência, trajetória marcada por trabalho e desenvolvimento

QUERÊNCIA – Produtor rural que chegou ao município quando a região ainda engatinhava na agricultura, Fernando Gorgen administrou Querência por 16 anos e ajudou a transformar a cidade em uma das que mais cresceram em Mato Grosso.

Imagem – Reprodução.

Antes de ocupar a cadeira de prefeito por quatro mandatos, Fernando Gorgen conheceu de perto a realidade enfrentada pelos pioneiros que apostaram no Vale do Araguaia. Nascido em Marechal Cândido Rondon, no Paraná, ele deixou a terra natal ainda jovem ao lado do irmão em busca de oportunidades no Centro-Oeste.

A mudança não significou facilidade. Durante anos, trabalhou em propriedades arrendadas, enfrentando estradas precárias, longas distâncias, dificuldades de infraestrutura e os desafios típicos de uma região em formação. Foram anos dedicados ao plantio, à colheita e ao trabalho pesado no campo, realidade comum entre os produtores que chegaram ao nordeste de Mato Grosso nas décadas de 1980 e 1990.

Em 1997, Fernando se estabeleceu definitivamente em Querência. Na época, o município possuía menos de 10 mil hectares cultivados e ainda dava os primeiros passos rumo ao desenvolvimento econômico que viria nas décadas seguintes.

Produtor rural, participou diretamente da expansão agrícola da região e acompanhou o crescimento de uma cidade que, anos depois, se tornaria uma das referências do agronegócio mato-grossense.

LEIA MAIS – Veja fotos de como ficou a pavimentação de rodovia estadual entre Querência e a divisa com Canarana

A entrada na política aconteceu por incentivo da própria comunidade em que vivia e servia. Sem experiência anterior em cargos eletivos, aceitou disputar a prefeitura e foi eleito para o primeiro mandato em 2004, assumindo a administração municipal em janeiro de 2005.

Ao longo de quatro mandatos — 2005 a 2008, 2009 a 2012, 2017 a 2020 e 2021 a 2024 — acumulou 16 anos à frente da Prefeitura de Querência.

Durante sua gestão, uma das marcas foi a busca por eficiência na aplicação dos recursos públicos. Um episódio lembrado por ele ocorreu entre 2007 e 2008, quando recebeu recursos destinados à construção de uma unidade de saúde. Segundo Fernando, por meio de economia na execução da obra e utilização racional dos recursos disponíveis, foi possível construir duas unidades com o valor inicialmente previsto para apenas uma.

A mesma lógica foi aplicada em obras de pavimentação. Enquanto o custo médio de um quilômetro de asfalto em diversos municípios girava em torno de R$ 2 milhões, Gorgen conseguiu reduzir esse valor para R$ 600 mil por quilômetro utilizando maquinário próprio, equipes da prefeitura e planejamento operacional. A estratégia permitiu ampliar a malha urbana pavimentada e executar obras consideradas essenciais para o crescimento da cidade.

Entre as realizações destacadas ao longo dos mandatos estão a pavimentação das três agrovilas do município, a ampliação da infraestrutura urbana, a construção e melhoria de escolas, investimentos em saúde e a abertura de centenas de quilômetros de estradas.

Somente em regiões indígenas, foram implantados, aproximadamente, 500 quilômetros de estradas, além da construção e manutenção de estruturas educacionais que passaram a atender comunidades antes isoladas. Na malha urbana, cerca de 200 quilômetros de pavimentação foram feitos.

Em 2022, de acordo com o último Censo do IBGE, Querência foi a cidade que mais cresceu no Estado de Mato Grosso e a 6ª a nível nacional.

Fernando participou das articulações que contribuíram para a pavimentação da BR-242 e para melhorias em rodovias consideradas estratégicas para o escoamento da produção agrícola do Araguaia.

Durante a pandemia da Covid-19, também esteve envolvido na estruturação de leitos de terapia intensiva no município, medida considerada fundamental para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde em um dos períodos mais críticos enfrentados pela população.

Paralelamente à administração pública, Fernando construiu uma trajetória familiar marcada por conquistas e desafios. Pai de cinco filhos, enfrentou uma das maiores dores de sua vida ao perder um deles em um acidente.

Além da atuação municipal, também participou de debates estaduais e nacionais ligados ao setor produtivo. Entre as pautas defendidas, esteve a regularização fundiária, a simplificação ambiental e medidas voltadas aos pequenos e médios produtores rurais.

Nos últimos anos, tornou-se um dos defensores da industrialização do agronegócio no Vale do Araguaia como forma de agregar valor à produção local e gerar empregos. A instalação de novas indústrias no município, incluindo empreendimentos ligados à cadeia do etanol, é apontada por ele como um dos caminhos para consolidar o desenvolvimento regional.

Hoje, após 16 anos de administração municipal, Fernando Gorgen mantém forte ligação com o setor produtivo e segue participando das discussões sobre o futuro do Araguaia e do Xingu. Pré-candidato a deputado federal, afirma que pretende levar para Brasília pautas ligadas à infraestrutura, saúde regionalizada, educação técnica e fortalecimento da produção agropecuária.

A trajetória iniciada na lavoura, em meio à poeira, à lama e aos desafios enfrentados pelos pioneiros da região, transformou Fernando Gorgen em uma das figuras mais conhecidas da história política da região do Araguaia. Para apoiadores e admiradores, sua marca está nas obras executadas e na transformação urbana do município. Para ele, o legado é resultado da persistência de quem acreditou no potencial de uma região que ainda estava sendo construída.

Por Assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.