CANARANA – O cacique Aritana Yawalapiti, 75 anos, uma das lideranças mais respeitadas do Alto Xingu, será transferido para uma UTI no Hospital São Francisco de Assis, em Goiânia-GO, nesta terça-feira (21). A informação foi publicada pela Rádio Araguaia FM, dando como fonte da informação o coordenador do DSEI Xingu, Daniel Passos Soares.
Aritana está em tratamento contra o Covid-19 em uma residência na cidade de Canarana, pra onde veio na noite de domingo (18), depois de passar mal na aldeia. Os sintomas, segundo o DSEI Xingu, começaram no dia 13 deste mês.
LEIA MAIS – Cacique Aritana testa positivo para Covid-19, passa mal e é transferido para Canarana
Aqui na cidade ele estava sendo acompanhado 24 horas por um médico. Conforme o DSEI Xingu, Aritana está estável, consciente, se alimentando bem e está animado com sua recuperação.
LEIA MAIS – Boletim Epidemiológico da SESAI
Porém, como o cacique já sofreu AVC Isquêmico, tem 75 anos, sofre de hipertensão, colesterol alto e outras comorbidades, uma decisão foi tomada por ele e sua família, com recomendações dos médicos, pela transferência para uma UTI.
Cacique Aritana é uma das lideranças de maior influência no país, sendo um dos mais respeitado líderes do Alto Xingu. Ele é bastante reconhecido e quisto na sociedade indígena e geral. O seu estado de saúde é uma preocupação de toda a comunidade indígena.
Por Wallacy Riboli/Araguaia FM com Redação OP.