Você já ouviu falar da tríade da sociologia? Talvez por este nome, você não vá saber do que estamos falando, mas se eu te falar os nomes : Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, acredito que em algum momento, provavelmente, você já ouviu falar algo sobre eles.
Além destes, não podemos deixar de mencionar a participação honrosa do filósofo francês Auguste Comte, considerado o “pai” da sociologia, por enunciar, pela primeira vez, a necessidade de uma ciência capaz de entender as bases da sociedade e criar propostas de intervenção para que ela possa desenvolver-se plenamente.
Sabemos que a sociologia, surgiu na passagem do século XVIII para o XIX, durante a revolução industrial. E com o decorrer dos tempos, estudiosos como o filósofo e economista alemão Marx, o sociólogo francês Durkheim e o sociólogo, teórico político alemão Weber, se identificaram com a ideia de Auguste Comte, e criaram métodos para que a sociedade pudesse ser estudada. Vamos ver um pouco mais sobre eles:
Karl Marx
Karl Marx (1818–1883) foi um filósofo e revolucionário socialista alemão. Criou as bases da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo. Sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito e Economia.
Émile Durkheim
Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da Sociologia Moderna e chefe da chamada Escola Sociológica Francesa. É o criador da teoria da coesão social. Junto com Karl Marx e Max Weber, formam um dos pilares dos estudos sociológicos.
Max Weber
Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo e destacado economista alemão. Suas grandes obras são, “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” e “Economia e Sociedade”. Dedicou sua vida ao trabalho acadêmico, escrevendo sobres assuntos variados como o espírito do capitalismo e as religiões chinesas.
Fonte: Brasil escola e EBiografia
Por Brenda Tietz do O Pioneiro