CANARANA – A Polícia Judiciária Civil de Canarana e de Água Boa recuperaram na manhã de quinta-feira (03), diversos módulos de caminhões furtados nos últimos meses nos dois municípios, resultado de uma investigação que se arrasta há vários meses e que culminou com a identificação de um grupo criminoso especializado nesse tipo de crime, que tem causado grandes prejuízos para os caminhoneiros. A apreensão ocorreu antes que as peças fossem encaminhadas para Cuiabá, onde reside o líder do esquema.
Conforme o investigador Chefe da PJC, Valdivino Vital, de Cuiabá as peças eram enviadas para outros estados de avião. “A habilidade dos criminosos era tanta que, segundo confessou o indivíduo identificado em interrogatório, houve furto em que o caminhoneiro estava dormindo no veículo e sequer percebeu a ação, que dura em média de cinco a sete minutos. As investigações continuam com novos desfechos, não sendo descartada a possibilidade de outras prisões nos próximos dias”, disse Valdivino.
LEIA MAIS – PRF realiza maior apreensão de maconha do ano em Mato Grosso
Enquanto todo o grupo criminoso não é preso, a dica da Polícia Civil é que os proprietários de caminhões adotem cuidados, como deixar os veículos estacionados em locais com câmeras de monitoramento. Em um dos casos registrados, o caminhão possuía um dispositivo que funciona como uma espécie de segredo, o qual inviabiliza a retirada do módulo pelos ladrões e, neste caso, a ação foi frustrada pelo equipamento.
Um veículo que era usado nas ações também foi apreendido pela Polícia Civil.
Valdivino acrescentou ainda que a Polícia Civil continua trabalhando com provas técnicas para apresentar um conjunto investigativo capaz de revelar o forte esquema criminoso.
Alguns módulos de caminhão chegam a custar mais de 50 mil reais.
Por Rafael Govari para OPioneiro.