sexta-feira, 22 novembro, 2024
23.4 C
Canarana
Início Notícias Destaques Quando você limpou sua caixa d’água? 

Quando você limpou sua caixa d’água? 

Canarana, 20 de dezembro de 2023 – Com o fim do período de estiagem e a retomada gradual das chuvas, a Águas Canarana, empresa do Grupo Iguá Saneamento, alerta aos moradores do município quanto à importância de manter a limpeza das caixas d’água em dia. A orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que a limpeza no reservatório seja feita a cada seis meses.

Também é recomendável que a ação ocorra fora do período de estiagem, quando é necessário priorizar o uso do recurso natural para as necessidades essenciais e básicas de consumo.

A falta de higienização da caixa d’água pode ocasionar o acúmulo de sedimentos e o surgimento de bactérias e protozoários que podem impactar na qualidade da água utilizada dentro do imóvel e, consequentemente, na saúde humana. Além disso, a falta de limpeza também pode entupir encanamentos.

A Águas Canarana, concessionária de saneamento no município, fornece água tratada às unidades consumidoras de acordo com as normas de qualidade estabelecidas pelo Ministério da Saúde, garantia de segurança ao consumo humano. No entanto, do cavalete para dentro das residências, é fundamental que os clientes façam a correta manutenção da reservação de água, para não comprometer a qualidade do recurso que será utilizado no imóvel, pelas famílias.

“Orientamos os moradores que, à medida que as chuvas restabelecerem os níveis dos mananciais hídricos, que seja feito o planejamento doméstico para a limpeza das caixas d’água. É um procedimento simples, que pode ser feito pelo próprio morador ou por meio da contratação de prestador de serviço. O importante é estar com esse cuidado com a saúde da família em dia. O mesmo vale para os estabelecimentos comerciais. Onde há uma caixa d’água, precisa haver manutenção adequada”, afirma o coordenador operacional, João Igor Crucioli.

O que fazer – Primeiro, atenção à segurança: utilize uma escada firme e bem apoiada para acessar caixas d’água sobre o forro, laje ou em outros locais elevados. Feche o registro da entrada de água na casa ou amarre a boia. É preciso que a reservação esteja com um palmo de profundidade, facilitando o processo de limpeza e evitando desperdício. Passe um pano úmido nas paredes internas da caixa e limpe o fundo. Não é necessário usar produtos químicos nessa etapa. Retire a água com o auxílio de balde ou de uma mangueira e, na sequência, o excesso de sujeira acumulado no fundo do reservatório.

Encha novamente, à altura de um palmo, e acrescente 2 litros de água sanitária (medida ideal para cada 5 mil litros de água). Espere duas horas e use essa solução desinfetante para molhar as paredes internas. Somente quando esse processo estiver concluído, abra a saída da caixa, todas as torneiras do imóvel e acione as descargas para desinfetar as tubulações da casa. E atenção: em caixa tampada não entra ratos, pombos e nem o mosquito da dengue! Não esqueça de higienizar a tampa.

Por Assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.