A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Campus Araguaia II, sediada em Pontal do Araguaia, anunciou a implantação do curso de graduação em Engenharia Agroindustrial, com início das aulas previsto para o período noturno em 2026.
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (14) pela pró-reitora da unidade, Paula Carvalho, durante coletiva de imprensa na sede da prefeitura. Segundo ela, a criação do novo curso atende a uma demanda histórica da região.

“Notei a necessidade de mais cursos na Unidade de Pontal que pudessem atender à demanda existente, corresponder à nossa realidade econômica e oferecer novas oportunidades aos nossos jovens”, afirmou Paula, lembrando que o último curso no Campus II, Engenharia de Alimentos, ocorreu há cerca de 20 anos.
A solenidade contou com a presença do prefeito Adelcino Lopo (MDB) e do vereador Claudio Freitas (PSB), responsável por articular, junto ao deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (MDB), a liberação do curso.
Para Claudio Freitas, a chegada da Engenharia Agroindustrial será um marco para o município. “Esse curso vai impactar a economia de Pontal do Araguaia. Já estamos articulando também a implantação de Medicina Veterinária, que está diretamente ligada ao nosso agronegócio, setor em que o município é um dos destaques da região”, ressaltou.
Com o novo curso, a UFMT reforça seu papel como fomentadora do desenvolvimento local, aliando ensino superior ao potencial econômico regional.
Por AraguaiaNoticia.