sexta-feira, 29 agosto, 2025
InícioNotíciasDestaquesPopulação do Vale do Araguaia chega a 400 mil habitantes, aponta IBGE

População do Vale do Araguaia chega a 400 mil habitantes, aponta IBGE

BARRA DO GARÇAS – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no final de agosto de 2025, as novas estimativas populacionais com referência em 1º de julho de 2025. O levantamento mostra que, somados, os 30 municípios que compõem a região do Vale do Araguaia já alcançam 399.360 habitantes, ou seja, praticamente 400 mil pessoas vivendo na região.
Construção civil em Canarana; Foto – OP.
Os municípios considerados pelo IBGE como integrantes do Vale do Araguaia são: Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Vila Rica, Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Querência, Ribeirão Cascalheira, Araguaiana, Barra do Garças, General Carneiro, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu.
Em âmbito estadual, a população do Mato Grosso atingiu 3.893.659 habitantes. Já o Brasil alcançou a marca de 213.421.037 habitantes, segundo a mesma divulgação do IBGE.

Principais municípios do Vale do Araguaia

Na região, alguns municípios se destacam pelo porte populacional:
•Barra do Garças: 73.878 habitantes
•Confresa: 38.460 habitantes
•Água Boa: 32.099 habitantes
•Querência: 31.100 habitantes
•Canarana: 28.324 habitantes
•Nova Xavantina: 25.915 habitantes
Esses municípios concentram boa parte da dinâmica econômica e social do Vale do Araguaia.

Projeções e impactos

Mantido o ritmo de crescimento registrado entre o Censo de 2022 e a estimativa de 2025, conforme levantamento feito pelo OPioneiro, a região do Vale do Araguaia deve alcançar cerca de 450 mil habitantes em 2030 — um acréscimo médio de 10 mil pessoas por ano.
Esse avanço populacional representa um desafio importante: serão necessárias cerca de 3.600 moradias novas a cada ano (aproximadamente 300 por mês) apenas para atender a nova demanda habitacional. Isso exige mão de obra em larga escala na construção civil, ao mesmo tempo em que pressiona os serviços públicos nas áreas de saúde, educação, transporte e infraestrutura urbana.

Conclusão

Com quase 400 mil habitantes em 2025 e projeção de chegar perto de 450 mil em 2030, o Vale do Araguaia confirma-se como uma das regiões que mais crescem em Mato Grosso. O avanço demográfico reforça a importância do planejamento público e privado para absorver esse crescimento, garantindo qualidade de vida à população que cada vez mais escolhe o Araguaia como seu lar.
Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.