segunda-feira, 6 fevereiro, 2023
Início Notícias Destaques A iniciativa para pessoas com deficiência que está transformando a percepção de...

A iniciativa para pessoas com deficiência que está transformando a percepção de uma cidade no interior de Mato Grosso

    CANARANA – Taís de Paula é superintendente de Políticas Públicas de Pessoas com Deficiência de Mato Grosso. De Cuiabá, ela viajou um dia inteiro por quase 700 km para chegar em Canarana, onde acontece até sábado (03), a 1ª Semana Descentralizada da Pessoa com Deficiência, organizada pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal. Chegou 10 dias antes do evento. Deu entrevistas, visitou escolas, clubes de serviço, articulou apoio para a programação. E um relato foi muito marcante: ela, que é cadeirante desde criança, ficou 10 horas sem poder ir ao banheiro, porque no caminho entre a capital e Canarana, não haviam banheiros com acessibilidade.

    Na foto a superintendente Taís de Paula, secretária Adjunta Cláudia Cristina e o vice-prefeito Vilson Biguelini; Foto – OP.

    Ouvir histórias de pessoas que passam dificuldades para fazer coisas tão simples, como ir ao banheiro, começou a transformar a percepção da população local, antes mesmo do grande evento acontecer. Os organizadores do Musical Aladdin, que aconteceu no final do mês de novembro, convidaram Taís e sua equipe, mas pela primeira vez perceberam que a igreja onde aconteceria o espetáculo não tinha rampa de acessibilidade, que foi rapidamente construída para o evento. Pastora da congregação, Mônica Zangirolami disse que o próximo passo será a construção de banheiros com acessibilidade.

    “Há alguns anos eu trabalhei na Apae, mas nunca tinha me tocado que a nossa igreja não tinha rampa de acessibilidade. Como nunca pensamos nisso? A vinda da Taís, a realização desse evento nos trouxe uma percepção que não tínhamos. Com certeza, muitos foram tocados e pequenas mudanças irão acontecer em toda cidade”, disse a pastora.

    Taís e equipe no Musical Aladdin; Foto – OP.

    A 1ª Semana Descentralizada da Pessoa com Deficiência, trazendo o tema ‘Incluir é Possível’, iniciou na quinta-feira e conta com uma extensa programação. O momento mais marcante do primeiro dia foi o desfile para pessoas com deficiência. Cada um dos 30 modelos se produziu, desfilou sob aplausos da plateia e recebeu uma cesta com chocolates, patrocínio da comunidade local, que fez questão de colaborar com as atividades. Confira o vídeo do desfile clicando aqui.

    Teve almoço às cegas para pessoas sem deficiência, para que pudessem sentir os desafios de quem não enxerga. Os Bombeiros montaram uma torre que pode ser escalada inclusive por cadeirantes. Nesta sexta-feira tem ainda palestras e esportes adaptados, como basquete em cadeira de rodas, parabdminton, futebol golbool e dança de deficientes visuais. A programação no sábado, que é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, vai para o Rancho Rafaely, onde a madrinha do evento, Eliana Faitão, vai apresentar o trabalho de equoterapia que ela desenvolve em Canarana.

    Taís de Paula destacou a importância da realização do evento no interior, que possibilita conhecer a realidade dos municípios do Estado. “Quase 25% da população tem alguma deficiência e a grande maioria é carente. Apenas 3% dessa população consegue chegar ao nível superior e 1,3% consegue um emprego. A maioria ainda necessita do básico, que é comer, uma cadeira de rodas ou um aparelho auditivo. Então a gente vem pro interior, pra conhecer essa realidade e levar as informações para o governador Mauro Mendes”, disse a superintendente.

    LEIA MAIS – Governo de MT entrega mais de R$ 281 milhões em máquinas, ônibus escolares, equipamentos, veículos e notebooks

    Durante as visitas que antecederam ao evento, Taís conheceu o Seu Geraldo, que por problemas decorrentes da diabetes, teve de amputar as duas pernas. Ele mora sozinho em uma casa cedida pelo Lions Clube e conta com a ajuda de amigos, que trazem comida e produtos do mercado, porque não consegue se locomover com a cadeira manual, cedida pelo Rotary Club. “Meu sonho é ter uma cadeira motorizada e poder sair para comprar pão”, confidenciou. “Na verdade ele não quer sair apenas pra comprar pão, mas pra ver gente. A solidão é a coisa mais triste que existe”, complementou Taís, que já está articulando a cadeira.

    Seu Geraldo participando do basquete em cadeira de rodas; Foto – OP.

    O vice-prefeito de Canarana, Vilson Biguelini, disse que muitas inciativas surgirão a partir desse movimento. “O prefeito Fábio Faria entende a importância de que precisamos trabalhar em políticas que atendam pessoas com deficiência. Somos uma cidade em franco desenvolvimento e o que posso dizer é que, a partir de agora, tanto o poder público quando a iniciativa privada irão trabalhar com uma percepção diferenciada para as pessoas com deficiência”, colocou Biguelini.

    Para o assessor Especial da Casa Civil, Otair Rodrigues Rondon Filho, ações surgirão também por parte do Governo do Estado a partir da realização do evento. “Quando você está in loco, enxergando as coisas de perto, você tem mais capacidade de tomada de decisões. Quando o governador permite que uma equipe vem pra Canarana, ele está perguntando quais são as respostas imediatas que nós vamos ter que dar pra esse município. Essa é a nossa proposta”, destacou.

    Assessor Especial da Casa Civil, Otair Rodrigues Rondon Filho; Foto – OP.

    Conforme Claudia Cristina Ferraz de Sousa, secretária Adjunta de Ação Governamental da Casa Civil, o Mato Grosso é hoje o maior canteiro de obras do Brasil, mas sem deixar de dar atenção para as pessoas que mais precisam. “Além de pontes, ferrovias, estradas, o governador Mauro Mendes, tendo ao lado aquele olhar diferenciado da primeira dama Virginia Mendes, estão dando atenção para o ser humano, para todo cidadão, principalmente para as pessoas com deficiência”, finalizou.

    1ª Semana Descentralizada da Pessoa com Deficiência em Canarana; Foto – OP.

    Por Rafael Govari para OPioneiro.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.