segunda-feira, 4 dezembro, 2023
Início Notícias Destaques Águas Canarana explica como funciona as etapas do tratamento da água

Águas Canarana explica como funciona as etapas do tratamento da água

    A preservação dos recursos hídricos, o tratamento e distribuição de água dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde, é um compromisso da Águas Canarana, uma empresa do grupo Iguá, com a saúde e qualidade de vida da população. A água, antes de chegar às torneiras do cliente, passa por várias etapas de tratamento e rigoroso controle de qualidade. Há muito trabalho, pesquisa e tecnologia envolvidos.

    O recurso hídrico é captado nos mananciais e submetido aos processos de coagulação, filtração e desinfecção para que se torne potável e saudável para consumo. Análises de qualidade da água são realizadas ao longo de todo o processo.

    Somente em 2022, a concessionária realizou 22,7 mil análises, tanto na captação como no tratamento e na distribuição, todas com resultados de acordo com índices de potabilidade. Isto equivale a uma média mensal de 2 mil verificações. Todo esse trabalho resultou na produção 1,85 bilhões de litros de água tratada, distribuída na cidade no último ano.

    A água distribuída pela Águas Canarana é captada no manancial Rio Tanguru e em dois poços tubulares profundos.

    Conheça as etapas:

    Captação

    A água captada dos mananciais, reservatórios hídricos utilizados para o abastecimento do município, passa por um pré-tratamento antes de chegar à estação de tratamento (ETA). Nesta etapa, são removidos galhos, folhas, troncos, dentre outros. Em seguida, é realizado a sucção e adução da água através do conjunto de bombeamento até a entrada da ETA.

    Tratamento

    Nesta etapa é feito o tratamento de coagulação, quando é adicionado coagulantes à água captada, sendo agitada rapidamente a fim das partículas de sujeira ficarem eletricamente desestabilizadas, se juntando com maior facilidade. Esse processo potencializa uma maior retenção da matéria orgânica presente na água.

    Depois, essa água passa por camadas de areia grossa, areia fina, cascalho, pedregulho e carvão. Esses materiais funcionam como um filtro retirando os resíduos menores. Esse processo é chamado de filtragem. É válido destacar que a filtração representa uma barreira sanitária no processo de tratamento, pois é com ela que se inicia a remoção de microrganismos patogênicos.

    Ainda no processo de tratamento, acontece a desinfecção e fluoretação da água. Essa é uma das principais etapas, porque garante a eliminação de vírus e bactérias. Depois, adiciona-se cloro para a eliminação dos microrganismos. Por fim, aplica-se flúor, elemento importante na prevenção de cáries na população.

    Reservatório

    Após o processo de tratamento, a água é armazenada nos dois reservatórios da Águas Canarana e começa a ser distribuída à população. Esse processo garante que o abastecimento ocorra de forma regular conforme a demanda. Em média, diariamente são distribuídos 5 milhões de litros de água no município.

    Por Assessoria.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.