CANARANA – O apicultor Ricardo David, que produz mel na divisa entre o Mato Grosso do Sul e São Paulo, costumava visitar Canarana-MT para pescar nos rios da região. Em uma dessas pescarias, ele percebeu o potencial da flora local, tanto silvestre quanto agrícola, para a apicultura. Uma cultura, em particular, chamou sua atenção: o gergelim.
Em 2022 ele instalou suas primeiras colmeias, que foram prontamente ocupadas por abelhas. “Observei que as colônias se originam principalmente da direção sul. As abelhas detectam o aroma das flores, inclusive das flores de gergelim e, ao encontrarem uma fonte rica em néctar ou pólen, podem voar vários quilômetros para explorá-la”, disse David.

Hoje, Ricardo já instalou aproximadamente 250 caixas, distribuídas em vários apiários. Um colega seu também se estabeleceu em Canarana e instalou o mesmo número de caixas. Juntos, eles somam esforços aos apicultores locais, que atuam na atividade há alguns anos, com o objetivo de desenvolver a produção de mel na região.
Segundo David, sua produção média é de cerca de 20 kg de mel por caixa por ano, ainda abaixo das médias alcançadas em Mato Grosso do Sul, onde ele está sediado, que em anos normais ultrapassam 40 kg por caixa. Nesta safra, ele realizou duas colheitas em Canarana: uma durante a florada do gergelim e a outra agora, na florada de árvores silvestres.
O mel predominantemente da flor de gergelim (cultura que Canarana é o maior produtor mundial), apresenta características únicas, embora ainda não existam estudos detalhados sobre o tema. “O que posso dizer é que é um mel de excelente qualidade, bem refinado, muito saboroso e bem nutritivo”, afirma David.
Ricardo instala os apiários em áreas cedidas por produtores rurais. “Há estudos que mostram que, onde há abelhas, a produção de grãos pode aumentar em mais de 10%, não necessariamente em quantidade de grãos, mas no tamanho e no peso do grão”, explica.

Dependendo da época do ano e do tipo de florada, David move os apiários para diferentes locais. “O mel da flor da soja eu deixo como alimento para as abelhas. Aí colho o mel da florada do gergelim e da crotalária, que também é muito bom. Agora estou colhendo o mel que chamamos de silvestre, da florada das árvores do cerrado”, conta.
Um cliente de outro estado já solicitou o mel do gergelim e a entrega será realizada nas próximas semanas. Quem deseja comprar pode entrar em contato com Ricardo pelo telefone +55 (18) 99714-7213. O produto está disponível em Canarana.
Ricardo pretende expandir a quantidade de caixas em Canarana e vê muito potencial. “Conversei com os apicultores locais, que me receberam muito bem. Acredito que há muito potencial para a produção do mel da flor do gergelim e que nos próximos anos vamos conhecer mais sobre as características desse mel”, finalizou.
Por O Pioneiro.
