sábado, 13 abril, 2024
21.1 C
Canarana
Início Futilidade do Dia Batata e seus benefícios - FUTILIDADE DO DIA

Batata e seus benefícios – FUTILIDADE DO DIA

Batata. É difícil achar alguém que não goste do seu sabor, seja na forma de batata frita, batata cozida, de um purê, na bacalhoada ou em mil e outras receitas em que se pode acrescentá-la. Afinal, a batata sempre cai bem. Além de ser um dos cinco alimentos mais consumidos no planeta, ela é também muito nutritiva. Sua importância foi reconhecida  inclusive pela  ONU (Organização das Nações Unidas), que intitulou o ano de 2008 como o Ano Internacional da Batata.

Uma ótima notícia é que a batata não engorda. O que engorda é o óleo ou os alimentos que a acompanham. Muito utilizada na culinária junto às saladas ou como acompanhamento de carnes (frango, peixe e boi), purês e frita, o tipo de cozimento que melhor conserva os seus nutrientes é através do vapor e com a sua casca preservada.

Altamente saborosa, a batata possui um verdadeiro arsenal de nutrientes para o nosso organismo. Com pouca quantidade de gordura, na forma natural, ela, em 100 gramas, possui, em média, 65 calorias. Além disso, ela contém vitaminas do complexo B e C, fora importantes sais minerais como fósforo, ferro, potássio e cálcio, que dão mais força à musculatura e aos ossos do corpo. A batata também é uma fonte importante de amido, carboidrato usado como fonte de glicose.

 

A batata também é rica em vitamina K, nutriente que torna a artéria mais elástica e, portanto, auxilia na prevenção de acidentes vasculares e previne câimbras. Outra curiosidade dos benefícios desse alimento para nossa saúde é o suco de seu caldo, que ajuda a aliviar dores no estômago.

Em relação a quesitos estéticos, o consumo da batata também é um grande aliado à beleza. Em sua forma crua, o alimento é eficaz para a saúde da pele, tanto que existem diversos produtos à base de suas composições para curar ou remover marcas de acne no rosto.

Receitinha caseira: O puré de batata, combinado ao mel, também serve para deixar a pele macia, suave, brilhante.

 

Fonte: Sua dieta e saúde/Conquiste sua vida.

Por Maria Eduarda Alves Ferreira, do O Pioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.