terça-feira, 6 dezembro, 2022
Início Futilidade do Dia O Agosto de Augustus - Futilidade do dia

O Agosto de Augustus – Futilidade do dia

O calendário gregoriano, hoje utilizado oficialmente pela maioria dos países, foi promulgado pelo Papa Gregório XIII em 24 de Fevereiro do ano 1582  em substituição do calendário juliano implantado pelo líder romano Júlio César 15 séculos antes.

Nesta nova forma de dividir o tempo, a principal mudança foi o estabelecimento do ano bissexto, para compensar as horas perdidas a cada ano de calendário. No calendário Juliano, que também tinha 12 meses, cada mês ganhou um nome, sem regra aparente.

Contudo, quase metade dos meses tem o nome em referência à divindades da mitologia romana, como Marte e Janeiro (Jano) . O resto dos meses, os nomes vem do calendário anterior a este, o de Rômulo, que remonta ao século 8 a.c, durante a criação de Roma. Eles fazem alusão a ordem crescente dos meses, como setembro, que vem do latim september, que significa sétimo mês do calendário de Rômulo, que tinha apenas 10 meses.

 

Os dois únicos meses que fogem à regra são julho e agosto. Julho faz alusão à Júlio César, general romano. O mês era anteriormente chamado Quíncio, o quinto mês do calendário de Rómulo.  Já o mês de agosto, é assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo.

Por OPioneiro, com Wikipédia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.