O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), destacou que o Brasil precisa adotar uma postura de negociação direta com os Estados Unidos, em resposta à ameaça de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Mendes observa que tanto a China quanto os países europeus, que são igualmente influentes, já recuaram e conseguiram negociar soluções com Washington.

‘O jogo internacional é muito maior do que muitos conseguem perceber. Os Estados Unidos são a maior economia do mundo, não é por acaso. Eles têm um PIB imenso’
afirmou Mendes. Ele ressaltou que, assim como a China, que possui o segundo maior PIB global, e a Europa, que é um grande bloco econômico, o Brasil também deve procurar formas de negociar com o governo americano.
Mendes enfatizou que é responsabilidade do governo brasileiro, eleito para tratar desses assuntos, buscar caminhos eficazes para essa negociação. Para ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve se apropriar da situação pensando em vantagens eleitorais para o próximo ano. Ele alertou que se o governo não agir, poderá haver sérias consequências para o país.
‘Que o governo vá lá e defenda os interesses do Brasil, sem se distrair com ganhos eleitorais de 2026. É necessário um compromisso mais forte com a nação e com o povo brasileiro’
Por Portal 93.