sexta-feira, 26 abril, 2024
20.6 C
Canarana
Início Notícias Saúde Canarana 2020 – Coronavírus: 1 caso confirmado; Dengue: 8 casos confirmados

Canarana 2020 – Coronavírus: 1 caso confirmado; Dengue: 8 casos confirmados

CANARANA – Enquanto o medo de contaminação pelo COVID-19 leva parte da população à quarentena, como medida de prevenção, e as ações de contingenciamento dividem opiniões, um outro vírus bem conhecido se alastra pelos lares canaranenses silenciosamente: a Dengue. Até a 15.ª semana de 2020, o Município de Canarana-MT já registrou 142 casos notificados e 8 casos confirmados.

A informação é da Vigilância Epidemiológica de Canarana, que também informou a confirmação de 1 caso positivo de Chikungunya em 2020. Em todo o ano de 2019, o Município registrou 837 casos notificados, sendo 242 positivos para Dengue, 6 confirmados para o Zika e 02 para Chikungunya.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Alene Vitti, a população precisa continuar com as medidas de prevenção ao Coronavírus, mas não esquecer de fazer a vigilância do próprio terreno, da própria casa, destruindo criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus. “Nós da Secretaria de Saúde estamos muito preocupados em relação a infecção pelo vírus da Dengue e demais arboviroses (Zika e Chikungunya). A co-infecção destes, aliada ao COVID-19, têm a possibilidade de uma evolução para gravidade muito maior e mais rápida. As pessoas precisam se cuidar, eliminar realmente os criadouros. O fator climático está favorável ao berçário natural do mosquito”, disse.

Alene acrescenta que o Estado de Mato Grosso, conforme informa o Boletim Epidemiológico na cidade de Aripuanã, possui um caso de óbito por COVID-19 e Dengue, juntos, em um jovem adulto de 34 anos sem comorbidades (doenças prévias). “Então, qualquer idade, para ambas doenças, ainda mais juntas, é mais complicada a sua recuperação”, disse. Canarana possui 01 caso de Coronavírus confirmado e 08 de Dengue até o momento.

Nos três primeiros meses do ano, em todo o Mato Grosso, conforme o SES-MT, foram registrados 17.509 casos de Dengue. Em comparação com o mesmo período de 2019, quando foram 4.038 registros, houve aumento de 333,6%. O Estado está em alerta vermelho.

Por JOPioneiro; Fotos – Arquivo JOP.