quarta-feira, 29 maio, 2024
Início Notícias Destaques Canarana está integrada ao sistema nacional e poderá fiscalizar o trânsito na...

Canarana está integrada ao sistema nacional e poderá fiscalizar o trânsito na cidade

CANARANA – O município de Canarana-MT agora faz parte do Sistema Nacional de Trânsito, o que dá poderes para a Prefeitura em normatizar e fiscalizar o trânsito dentro da cidade. A portaria é do dia 14 de junho e foi publicada no Diário Oficial da União no dia 22 de junho.

Principal cruzamento da cidade; Foto – OPioneiro.

As discussões iniciaram no início de 2023, devido, principalmente, ao grande número de acidentes na cidade. Um projeto de lei reestruturando o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano foi aprovado pela Câmara Municipal no mês de abril.

LEIA MAIS – Canarana já registrou 66 acidentes de trânsito e quatro óbitos neste ano

Com as adequações, o Município poderá tanto regulamentar, fazer investimentos, fiscalizar e, principalmente, promover ações em prol de uma cultura de respeito no trânsito de Canarana, uma cidade com vias largas, mas onde o trânsito é considerado nervoso.

Uma das ações que poderá surgir a partir da municipalização do trânsito, é a contratação de fiscais e criação da guarda municipal, que poderá tanto promover a orientação nas ruas da cidade, como promover a fiscalização e punição das infrações.

O Sistema Nacional de Trânsito foi criado pelo CTB, o Código de Trânsito Brasileiro, que tem por finalidade o planejamento, administração, normatização, pesquisa, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização e julgamento de infrações.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.