terça-feira, 1 abril, 2025
InícioNotíciasAgronegócioConstrução de Usina de Etanol em Canarana emprega quase 800 pessoas

Construção de Usina de Etanol em Canarana emprega quase 800 pessoas

CANARANA – Com previsão de conclusão para o mês de julho de 2025, a construção da Usina de Etanol de Milho em Canarana – MT, dá Agrícola Alvorada, emprega atualmente 778 pessoas diretamente. Quando iniciar a operação, a previsão é que gere 300 empregos diretos e indiretos.

Conforme informações apuradas pelo OPioneiro, cerca de 75% da obra já está finalizada. Quem trafega pelos bairros Jardim Tropical, Panorama, Sete de Setembro e Morada do Sol já consegue avistar ao longe parte da estrutura da Usina sendo erguida.

A Alvorada Bioenergia está nas margens da MT-110, e terá capacidade de produção de 222 milhões de litros de etanol/ano. Além do etanol, o complexo industrial também irá produzir subprodutos como farelos (157 mil de toneladas de DDG/ano) e óleo de milho (8 mil toneladas/ano). A biorrefinaria tem um investimento de R$ 670 milhões. 

A indústria será autossustentável, sendo que a caldeira que sustentará todo o complexo industrial queimando 60mil m³ de biomassa/mês, também irá, através da geração de vapor, alimentar uma turbina para geração de energia elétrica para todo o complexo. Após, o vapor será rebaixado e utilizado nos processos industriais internos. 

Como ficará.

Em 2023, a Câmara Municipal de Canarana aprovou o projeto de Lei Complementar nº 13/2023, que concedeu incentivo fiscal à Usina. Na mesma sessão, os vereadores também pediram para a empresa que instale, junto à futura planta, um posto para venda direta de etanol. Por conta da isenção, o etanol poderá ser ofertado a um custo mais barato, conforme permite a legislação vigente no Brasil.

Por Lavousier Machry, para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cópia não permitida