CANARANA – A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou na quinta-feira (09) o Boletim Informativo n°123 com o panorama da situação epidemiológica do Covid-19 em Mato Grosso.
O documento mostra (a partir da página 8) que 32 municípios do Estado configuram na classificação com risco “muito alto” para o novo coronavírus, entre eles Canarana, Querência, Barra do Garças e Vila Rica. Até semana passada, Canarana estava classificada como risco ‘moderado’.
LEIA MAIS – Covid-19: Canarana passa de 150 casos e registra 3º óbito
Ainda de acordo com informações contidas no boletim, entre os municípios que estão na classificação de risco “alto” para a disseminação do coronavírus, estão Ribeirão Cascalheira, Campinápolis, Água Boa, Nova Xavantina, São Félix do Araguaia, Novo São Joaquim, São José do Xingu e Cocalinho.
O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.
Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT disponíveis neste link.
O Governo de Estado publicou novo decreto restringido ainda mais as medidas que devem ser adotadas pelos municípios, com base na classificação de risco para prevenir a disseminação da Covid-19.
O Decreto n° 532 foi publicado na edição extra do Diário Oficial de 24 junho. O documento altera as tabelas de classificação de risco, criando uma terceira tabela. Para saber mais informações clique AQUI.
Recomendações e cuidados
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
– Usar máscara quando sair de casa;
– Evitar aglomerações;
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Por Carlos Celestino/Secom-MT.