CANARANA – 2021 chega em poucas horas, na promessa de trazer conforto frente ao caótico 2020 que finda. Contudo, o ano pandêmico ainda não terminou. No final do dia de antevéspera de ano novo (30/12), a Secretaria Municipal de Saúde de Canarana – MT emitiu Boletim Epidemiológico, onde apontou que o município, desde o início da pandemia, contabiliza 1008 casos da Covid-19. São 101 casos ativos. 26 nas últimas 24 horas.
Esse é o maior número de casos ativos da doença em Canarana desde o dia 02 de novembro. Mesmo alto, o número de ativos ainda é aquém do pico da doença no município, quando, por exemplo, foram registrados 180 casos ativos em 20 de setembro. O menor número de casos ativos após a escalada de contaminação foi registrado no último dia 24 de novembro, com 18 casos.
O município detém ainda 24 casos suspeitos, 221 monitorados, 17 óbitos, 04 em internação hospitalar, sendo um em enfermaria e três em UTI. Mato Grosso registra 179.710 casos da doença, com 4.506 óbitos. Conforme Boletim emitido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) no último dia 28/12, há mais de 50 dias, todos os municípios do Estado, apesar dos números, estão com risco baixo de contaminação pela Covid-19.]
Recomendações
A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Por OPioneiro.