terça-feira, 9 agosto, 2022
InícioFutilidade do DiaCURIOSIDADE DO DIA - Por que a cola Super Bonder nao cola...

CURIOSIDADE DO DIA – Por que a cola Super Bonder nao cola dentro da embalagem?

Criada na década de 1940, a Loctite Super Bonder é uma das colas mais renomadas do mercado e utilizada para fixar diversos tipos e tamanhos de materiais de forma instantânea — sem falar na sua potência. Para se ter ideia, o produto foi inclusive usado em uma prova do líder na 10ª edição do Big Brother Brasil, quando os competidores foram colados de cabeça para baixo usando esse produto.

As colas instantâneas são feitas à base de cianoacrilato e carregam o status de “cola tudo”, sendo um dos acessórios mais úteis quando precisamos dar o nosso querido “jeitinho brasileiro”. Porém, se esse tipo de supercola consegue adesivar pedra, metal, madeira, couro e tantos outros materiais, por que é que ela não gruda na própria embalagem? Nós trouxemos as respostas para você!

Segredo da embalagem

(Fonte: Henkel/Divulgação)

O motivo da Super Bonder não colar dentro da sua própria embalagem é porque a secagem desse tipo de adesivo só acontece quando há contato do produto com as partículas de água presentes do ar, afirmou a Henkel, administradora da marca Loctite, em conversa com o Mega Curioso.

Quando a cola está em contato com a umidade, inicia-se um processo imediato de reação, fazendo com que o adesivo endureça. Essa umidade pode ser encontrada não só no ar, mas também nas superfícies dos objetos. Por outro lado, a embalagem fechada evita que essa reação aconteça e mantém as partículas de água longe da cola.

Essa é a grande razão da Super Bonder conseguir se manter estável em sua forma líquida e também o motivo de você precisar remover o excesso de cola que fica no bico após o uso, uma vez que isso pode provocar a vedação completa da embalagem e atrapalhar totalmente os próximos usos.

Melhor forma de armazenamento

(Fonte: Unsplash)

Você provavelmente conhece alguém que costuma armazenar as supercolas dentro da geladeira. Mas até que ponto isso é indicado pelos fabricantes? De acordo com a Henkel, essa não é uma medida realmente necessária, visto que a melhor forma de armazenar a cola instantânea é fechando corretamente a embalagem e evitando contato com a umidade do ar.

É comum que as pessoas associem temperaturas baixas com uma melhor forma de conservação de produtos, o que não é exatamente uma regra para as supercolas. Nesse segmento, a durabilidade acaba sendo determinada mais pelas condições de uso gerais e pelo armazenamento adequada — que pode muito bem ser feito em temperatura ambiente.

“Manter a embalagem em local seco, arejado, isento de calor e umidade são essenciais para o melhor aproveitamento do produto, e sempre que possível, manter a embalagem em pé”, respondeu a Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Henkel, Luci Silva.

No caso de manter a supercola na geladeira, é preciso ter cuidado com uma série de coisas: o produto deve ser mantido afastado de alimentos, facilmente identificado para não ser confundido com colírio e ficar fora do alcance de crianças para evitar eventuais acidentes.

Fonte: MegaCurioso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.