Os meses de estiagem se aproximam, e diante desse cenário o consumo de água nas residências tende a aumentar devido ao clima seco, excesso de poeira e, principalmente, às altas temperaturas. Para auxiliar a população, a Águas Canarana lista pequenas mudanças de hábitos que podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente e ainda contribuir para a redução do consumo mensal. Confira:
Fechar bem as torneiras e os registros
Pode não parecer, mas uma torneira pingando pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Ao perceber este problema o ideal é realizar a troca o quanto antes, mas caso não seja possível solucionar de imediato, lembre-se de recolher a água em baldes e bacias para que seja possível reutilizá-la.
Consumo consciente
Banhos muito longos, lavar roupa várias vezes ao longo do dia e lavar a calçada com mangueira frequentemente são hábitos que podem ser revistos. Pequenas mudanças como fechar a torneira ao lavar a louça ou escovar os dentes, reduzir o tempo de banho e lavar o carro utilizando um balde já representam um grande passo para o consumo consciente e bem mais econômico deste bem vital que é a água.
Um banho de dez minutos por dia gasta em média 45 litros de água. Em uma família de quatro pessoas, por exemplo, se cada indivíduo tomar um banho de dez minutos por dia esse consumo chegará a 10.800 litros por mês. Reduzindo a duração do banho, essa mesma família poderá economizar até 5.400 litros.
Atenção aos vazamentos!
Talvez este seja o maior gargalo para o aumento do consumo de água nas residências, além de dar um susto na conta que chega no final do mês, já que infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que ninguém perceba.
Verifique sempre torneiras, chuveiros, registros e válvulas de descarga e fique atento às goteiras e manchas na parede são sinais indícios que problemas maiores já se instalaram, como também o aparecimento de mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor.
Caso seu hidrômetro esteja girando sem nenhuma utilização de água, é sinal de que pode haver vazamento no imóvel. A Águas Canarana orienta seus clientes a ler periodicamente o aparelho. Dessa forma, é possível calcular o consumo ao longo do tempo e controlar a conta de água.
Por Águas Canarana.