quinta-feira, 23 maio, 2024
21.2 C
Canarana
Início Notícias Destaques Dinetec 2024 traz inovação e sustentabilidade para o agronegócio

Dinetec 2024 traz inovação e sustentabilidade para o agronegócio

CANARANA – O Dinetec (Dia de Negócios e Tecnologias) 2024, começa na próxima quarta-feira (10/01) e abre o calendário nacional de eventos do agronegócio. Em sua 10ª edição, o evento promete trazer ótimas oportunidades de negócios e novas tendências para o setor. As montagens dos mais de 130 expositores e 450 marcas confirmadas estão a todo vapor. Com entrada franca e realizado na Área Experimental da Meta Consultoria Agrícola, no KM 07 da MT-326 em Canarana/MT, estará aberto ao público a partir das 7h dos dias 10, 11 e 12 de janeiro. 

Conforme Diego Sichocki, sócio-proprietário da Meta Consultoria Agrícola – empresa organizadora do Dinetec -, apesar dos prejuízos gerados pela seca decorrente da passagem do El Niño nos últimos meses, com a estabilização do clima e as chuvas das últimas semanas, a expectativa é que o cenário de negócios e produtividade das lavouras melhorem neste ano que se inicia. “Agora com a estabilização do clima, vemos os produtores já se organizando novamente para realizar as compras para a próxima safra. Provavelmente, neste ano, teremos a La Niña, e representa um ano chuvoso pra gente, e consequentemente, os produtores poderão colher bem”, afirma.

Crescimento e Inovação

Realizado desde 2015, o Dinetec tem tido forte crescimento em número de expositores, marcas, visitantes e negócios fechados. Na primeira edição, foram 1,5 mil visitantes e R$ 15 milhões em negócios, já na última edição realizada em 2023, o evento contou com 14 mil pessoas e R$ 3,3 bilhões em negociações. Como novidade entre os expositores, Sichocki pontua a vinda da Embraer, empresa de aviação que fará a exposição de uma aeronave.

A Meta está desenvolvendo, juntamente com uma empresa de São Paulo, um robô guiado por IA (Inteligência Artificial) que realizará a coleta autônoma de solo para análise química, Dessa forma, o operador só ficará responsável por descarregá-lo no campo e fica livre para outras atividades da lavoura. Conforme Diego, apesar de ainda não estar 100% operacional, ele será trazido para o evento.

Sustentabilidade

Além de trazer novidades e excelentes oportunidades de negócio para o produtor rural, pela primeira vez o Dinetec fará a separação e destinação correta dos resíduos sólidos e orgânicos. Para medir o impacto da iniciativa, após o evento, será mensurado a quantidade de resíduos destinados à reciclagem e compostagem.

Como a área é toda semeada, quando chega o momento de fazer a instalação dos stands, a cultura é extraída para realizar a montagem. Segundo Luís Antônio de Souza, responsável pelo setor de pesquisa que avalia produtos químicos e cultivares da Meta, “antes, a soja e outras culturas que a gente possui na área dos stands eram extraídas e jogadas em um ambiente qualquer, sendo que elas têm um valor muito alto devido a quantidade de nutrientes e carbono. Agora, com a produção dos adubos orgânicos, vamos aproveitar essa riqueza e reduzir o uso de adubos químicos para os próximos cultivos que vamos instalar na área”.

A organização também destinou um espaço para realizar a separação dos resíduos sólidos (como, vidro, plástico e latinhas) e orgânicos gerados desde o início da preparação do evento. Eles contam com uma empresa que fará a destinação adequada para centros de reciclagem. Os visitantes que tiverem interesse em fazer o descarte de eletrônicos, poderão depositar seus equipamentos nos pontos de coleta disponíveis nas duas portarias do evento. 

Aero Meta

O Aero Meta foi inaugurado de maneira simbólica na edição de 2023 e contou com 42 aeronaves. Nos mesmos dias da Dinetec, será realizado o 2º Encontro de Aeronaves e Pilotos no Aero Meta. Estima-se a presença de aproximadamente 50 aviões responsáveis por trazer visitantes, empresários e produtores de outras localidades.

Por Vitória Kehl Araujo, para a AGRNotícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.