CANARANA – Em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo, mais de 700 crianças dos 4º e 5º anos das escolas do município de Canarana – MT, estiveram nesta sexta-feira (16.08) visitando a sede da Ardava (Associação dos Representantes de Defensivos Agrícolas do Vale do Araguaia) no município.
Com o objetivo de comemorar junto a conquista de todos no recolhimento das embalagens de defensivos agrícolas, o evento teve várias atividades para conectar os participantes e mostrar um pouco o impacto dessa ação no dia-a-dia. Em Canarana, o evento foi realizado em parceria com o IMPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), que coordena as unidades de recebimento de embalagens em todo o Brasil.
Conforme a gerente da Ardava, Eliane Felten, “as crianças puderam ouvir palestras com a parceria da Secretaria de Agricultura de Canarana e o Corpo de Bombeiros, visitar as instalações da Ardava, entender como acontece os sistema de recolhimento de embalagens e é claro, receber brindes e participar de atividades culturais”.
Anualmente, o IMPEV, em parceria com associações e centenas de unidades, recolheu mais de 52 mil toneladas de embalagens, sendo que 93% é destinado à reciclagem, sendo transformado em conduítes e dutos, tubo para esgoto, caixa de bateria automotiva e pellet. Desde 2002, essa ação já economizou energia suficiente para abastecer 5,2 milhões de casas durante um ano no país, bem como evitou a emissão de 899 mil toneladas de CO2.
O Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado em todo o Brasil, com múltiplas atividades, celebrando o sucesso do sistema de destinação, onde o Brasil é referência mundial. Atualmente a Ardava, que é presidida por Alessandro Moreira, tem sua central em Canarana e filial em Gaúcha do Norte – MT.
Por OPioneiro.