terça-feira, 11 novembro, 2025
InícioNotíciasDestaques"Esses encontros viraram palco de promessas e fotografias", diz Mauro Mendes

“Esses encontros viraram palco de promessas e fotografias”, diz Mauro Mendes

Direto de Belém (PA) – O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, participou nesta segunda-feira (10) do primeiro dia de agendas oficiais na Blue Zone, espaço destinado a representantes de governos e delegações oficiais. A programação foi conduzida pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, que reuniu governadores, parceiros internacionais e lideranças globais para fortalecer ações conjuntas em prol do desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Questionado sobre as expectativas e possíveis propostas do governo de Mato Grosso durante o evento, o governador afirmou que mantém poucas esperanças em relação aos resultados práticos das conferências climáticas. Segundo ele, o histórico das COPs demonstra que, apesar dos discursos e compromissos assumidos, as mudanças estruturais no cenário global ainda não ocorreram.

Foto: Assessoria

“Fui em algumas, desde o ano passado já não fui mais e só vim aqui por dois dias em respeito ao nosso país, em respeito à cidade de Belém. Mas eu não tenho nenhuma esperança, porque eu andei estudando a história das últimas COPs e até esta aqui.”

Mendes relembrou que, desde o Protocolo de Quioto, passando por Copenhague e pelo Acordo de Paris, os países desenvolvidos prometeram investir US$ 100 bilhões por ano para apoiar ações de mitigação, adaptação e desenvolvimento sustentável em países em desenvolvimento. No entanto, segundo ele, esses compromissos não foram cumpridos na prática.

“O que nós vimos nesses anos todos é o petróleo continuar em alta e o uso de carvão – um dos maiores emissores de carbono – aumentando em países cuja matriz energética depende fortemente disso. Esses caras vêm aqui, tiram uma fotografia, prometem doar um dinheirinho, uma migalha, e não fazem a sua lição de casa. É isso que é importante.”

Para o governador, as conferências internacionais acabam se tornando palcos de discursos políticos e acordos simbólicos, enquanto o planeta continua enfrentando níveis crescentes de aquecimento global, conforme apontam os cientistas.

“O planeta continua tendo aumento de temperatura, e isso pode trazer consequências terríveis para todos nós. Se não houver uma verdadeira mudança de atitude, eu não tenho esperança nenhuma de que isso aqui possa produzir resultado prático.”

A participação do governador Mauro Mendes ocorreu ao lado da secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e do secretário executivo da Sema, Alex Marega. Ambos integraram a comitiva mato-grossense no painel do Consórcio da Amazônia Legal, que abriu a programação oficial da Blue Zone da COP30, destacando o papel dos estados amazônicos na transição para uma economia de baixo carbono e na busca por financiamento internacional para políticas ambientais.

Por MidiaJur.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.