quarta-feira, 22 maio, 2024
Início Futilidade do Dia FUTILIDADE DO DIA - Dia Nacional do Macarrão

FUTILIDADE DO DIA – Dia Nacional do Macarrão

O macarrão é um prato tão apreciado e especial que existe um dia só pra ele! A data é lembrada em vários países, entre eles EUA, México, Turquia, Itália, Alemanha e Brasil, claro. A data, 25 de outubro, foi escolhida por ser o dia da realização do 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, em 1995. Já em 2014, o governo federal do Brasil sancionou uma lei que define oficialmente o dia 25 de outubro como o dia nacional do macarrão.

Foto: CasadaVovors

É claro que a data não passaria batida por aqui, já que uma das grandes especialidades da Casa da Vovó são as nossas massas caseiras. Mas você sabe a origem deste prato que é amado no mundo todo?

Assim como outras receitas, a origem do macarrão é incerta, mas o que se pode afirmar é que vem da antiguidade. As primeiras referências sobre uma pasta cozida à base de cereais e água remete aos povos da Assíria e da Babilônia, em 2.500 a.C.

Na versão mais difundida, o macarrão teria chegado ao ocidente pelas mãos de Marco Polo, mercador veneziano que visitou a China no século 13 e trouxe a receita de lá. Porém, na Itália (é claro), já no ano de 1279, 16 anos antes do retorno de Marco Polo, os registros históricos apontam uma cesta de massas no inventário de bens de um soldado genovês, chamado Ponzio Bastione. A palavra “macaronis”, usada para descrever a iguaria, seria derivada do verbo maccari, de um antigo dialeto da Sicília, que significa achatar.

Para os historiadores, a versão mais aceita diz que os árabes levaram a massa à Sicilia no século 9, quando conquistaram a ilha, considerada a maior da Itália. Como resultado do extenso comércio no Mediterrâneo, na Idade Média, a Sicília tornou-se o centro mais importante do comércio e da exportação de macarrão.

Os navegadores genoveses transportavam o produto para importantes portos de comércio, como Nápoles, Roma, Piombino e Viareggio, e deste lugares se espalharam pelo mundo, sendo os italianos os maiores difusores e consumidores do alimento por todo o planeta: inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos.

E aí, ficou com vontade de apreciar um belo prato de macarrão depois de ler essa história?

Todos os dias aqui na Casa da Vovó servimos uma variedade de massas caseiras nos sabores: Tradicional, massa caseira verde (preparada com espinafre orgânico e espessura de talharim), tortéi (massa caseira com recheio de moranga) e nhoque de batata. Molhos: Bolonhesa, quatro queijos, tomate seco, carbonara, manjericão e alho e óleo. Venha nos visitar e comemore o dia do macarrão em grande estilo!

Por CasadaVovo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.