Isso e isto, conforme a gramática, são pronomes, mas não dos mesmos tipos que eu e mim, por exemplo. Estamos falando, aqui, de pronomes de natureza demonstrativa. Sintaticamente, ou seja, no contexto de uma frase, eles podem assumir vários papéis, dependendo da posição em que se encontram. Veja:
- “Isto é meu! “— eis um exemplo de construção onde “isto” exerce o papel de sujeito;
- “Você não precisa disso.” — aqui, “isso” está contraído com a preposição “de” e tem função de objeto indireto.
Esses pronomes, como no segundo exemplo, podem ser combinados com as contrações “de” e “em”, resultando em “disso” e “nisso” ou “disso” e “nisto”. Também é preciso lembrar que eles não são variáveis quanto a gênero e número, ok? Não existe nem plural, nem feminino de isso ou isto.
Mas a principal dúvida não diz respeito à função morfológica ou à sintática, certo? Localizar isto e isso gramaticalmente é até fácil. O mais difícil é saber em que momentos realmente usar cada uma dessas palavras, já que são tão parecidas!
Mas não se preocupe: você não é a única pessoa que passa por esse problema. Na verdade, a confusão entre os termos é bem comum. Só para ter uma ideia, a dúvida é tão recorrente quanto saber quando empregar obrigada ou obrigado!
Isso e isto são palavrinhas simples, mas que enganam muita gente. É preciso que você tenha cuidado para não escrever ou falar errado, quando precisar fazer uso delas.
Quando usar isso ou isto?
A resposta para essa pergunta é: depende. Há situações em que o uso de isso ou isto varia, as quais dizem respeito basicamente a:
- pessoa, para indicar proximidade ou distância;
- lugar, para apontar a localização de quem fala;
- tempo, para citar eventos do passado ou presente;
- discurso, para construir a linguagem de um texto escrito formal, como a de uma dissertação, por exemplo.
São muitas as possibilidades, não é mesmo? Portanto, fique de olho em cada detalhe da explicação a seguir.
Quando usar “isso”?
Vamos começar falando sobre o “isso”, combinado? Entenda o emprego do termo em cada situação:
Em relação à pessoa
Utilize “isso” para mencionar algo do qual está um pouco afastado, ou seja, um objeto que está perto de quem ouve o que você diz. Por exemplo:
- “Isso aí do seu lado é o controle remoto?”
- “Quem disse que você vai ficar com isso? Precisa devolver ao dono!”
Ou seja, não está com você, mas próximo do outro participante da conversa.
Por Stoodi.