domingo, 26 maio, 2024
Início Futilidade do Dia FUTILIDADE - Qual a diferença entre xiitas e sunitas?

FUTILIDADE – Qual a diferença entre xiitas e sunitas?

Os muçulmanos sunitas e xiitas compartilham as crenças e os artigos de fé islâmicos mais fundamentais e são os dois principais grupos dentro do islamismo. Contudo, eles possuem algumas distinções espirituais e políticas.

Os muçulmanos baseiam sua fé no Alcorão que teria sido revelado a Maomé – foto; diferença

A principal diferença entre os grupos islâmicos xiitas e sunitas surgiu com a morte do profeta Maomé, em 632. Após a morte de Maomé, fundador do Islamismo e autor do livro sagrado Alcorão, a população muçulmana se dividiu.

Um grupo acreditava que o novo líder deveria ser escolhido pelo povo, e outra corrente defendia que o sucessor deveria ser alguém da família do Profeta.

Como Maomé não tinha filhos homens, o candidato natural para substitui-lo seria o seu genro, Ali.

Os xiitas acreditavam que a liderança da nação muçulmana deveria continuar entre a família do profeta, de modo que Ali Bin Abi Talib, genro de Maomé, se tornaria o novo líder.

Já os sunitas, acreditavam que o povo muçulmano deveria eleger seu novo líder.

Quem são os sunitas?

A palavra sunita significa “alguém que segue as tradições do Profeta”, em árabe. Esse grupo é considerado o ramo ortodoxo do Islã.

Os muçulmanos sunitas acreditam que após a morte do profeta Maomé, o novo líder deveria ser eleito entre os homens capazes. Foi o que de fato aconteceu, quando o amigo e conselheiro de Maomé, Abu Bakr, tornou-se o primeiro califa (sucessor do Profeta) da nação islâmica.

Quem são os xiitas?

Por outro lado, alguns muçulmanos acreditam que a liderança deveria ter ficado dentro da própria família do Profeta, entre aqueles especificamente designados por ele, ou entre os Imames designados pelo próprio Deus.

Então, para os xiitas, após a morte do Profeta Maomé, a liderança deveria ter passado diretamente para seu primo e genro Ali Bin Abi Talib. A palavra “xiita” é uma contração de “Shiat-Ali”, ou “o Partido de Ali”.

Onde vivem os muçulmanos sunitas e xiitas?

Aproximadamente 85 a 90% dos muçulmanos são sunitas, enquanto os xiitas representam cerca de 15% da população muçulmana.

Países como Arábia Saudita, Egito, Iêmen, Paquistão, Indonésia, Turquia, Argélia, Marrocos e Tunísia possuem predominância sunita.

Já a maioria da população xiita pode ser encontrada no Irã, mas comunidades minoritárias também estão no Iraque, Iêmen, Bahrein, Síria e Líbano.

A sucessão de Maomé

Esta é a principal diferença entre os dois subgrupos islâmicos. Os sunitas acreditavam que um indivíduo qualificado e devoto deveria ser o sucessor do Profeta, enquanto os xiitas acreditam que o sucessor deveria ter uma linhagem direta com o profeta.

Abu Bakr foi o primeiro sucessor de Maomé, mas os xiitas discordaram desta decisão, pois acreditavam que Ali ibn Abi Talib, o primo e genro do profeta, deveriam ter assumido.

Os xiitas têm controle total sobre sua hierarquia, e o clero sempre decorre de uma linha direta de Ali. Como esse grupo depende de doações religiosas, o envolvimento do governo é desnecessário.

Os sunitas, no entanto, permitem o envolvimento do governo, e nomear líderes é um grande processo comunitário.

Por Juliana Bezerra, Diferença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.