quarta-feira, 22 maio, 2024
Início Notícias Destaques Iguá realiza ações e investe em inovação e criatividade para manter abastecimento...

Iguá realiza ações e investe em inovação e criatividade para manter abastecimento de água durante meses de estiagem

Ciente de seu compromisso em mitigar os efeitos da escassez hídrica que historicamente impacta diversas regiões do Brasil no período de junho a outubro, a Iguá Saneamento, uma das principais empresas do setor no país, lança uma campanha nacional pelo uso consciente da água. Com o tema Cada gota importa, a ideia é trazer luz sobre a preservação, conscientizando a população sobre a responsabilidade individual no consumo de água, alertando a respeito de boas práticas que evitam o desperdício, além de divulgar ações que as concessionárias do grupo têm feito para enfrentar a época da estiagem.

“A água é o recurso mais essencial à vida e a Iguá entende a responsabilidade de cuidar desse bem. Nosso plano de sustentabilidade está relacionado com a necessidade de antecipar e mitigar riscos”, alerta Péricles Weber, COO da Iguá.

 

Iniciativas criativas e inovadoras são realizadas pelas empresas do grupo de forma a reduzir os impactos da estiagem à população atendida, garantindo uma gestão de qualidade, mais eficiente e sustentável. Entre as ações estão o reaproveitamento da água que pinga dos condensadores de ar, estações de tratamento de água (ETA) móveis que aumentam a produção local, troca de hidrômetros que aprimoram as medições e procura ativa por vazamentos não visíveis. Em paralelo, a Iguá mantém um plano estratégico para as operações do estado do Mato Grosso, as mais afetadas pela seca do período dentre as unidades do grupo.

“Mapeamos os pontos de atenção de cada uma das concessionárias Iguá, especialmente àquelas que ficam no Centro-Oeste do país, onde a estiagem é mais crítica, e criamos um plano de enfrentamento. Além das ações e oportunidades de melhorias operacionais, a conscientização e o apoio da população no consumo consciente da água é peça fundamental para o sucesso da campanha”, detalha Weber.

Treinamentos para conserto de vazamentos, palestras sobre consumo consciente para a comunidade escolar, locação de geradores para estações de tratamento de água são algumas das iniciativas que os comitês locais de estiagem devem realizar, até outubro, nas concessionárias Águas Alta Floresta, Águas Colíder, Águas Canarana, Águas Comodoro e Águas Pontes e Lacerda, que juntas atendem mais de 170 mil pessoas no interior do estado de Mato Grosso.

 

“Nos últimos anos enfrentamos um período de seca bem severa. Em 2022, conseguimos superar as adversidades e garantir o abastecimento dos municípios sem impactos para a população, devido ao planejamento prévio que realizamos meses antes da estiagem. Esse planejamento é feito anualmente em conjunto com o Grupo de Estiagem. Neste primeiro semestre de 2023, registramos um volume alto de chuvas, acima da média, o que fez com que os indicadores melhorassem, sinalizando uma melhora moderada na seca. Mas, estamos preparados caso esse cenário mude nos próximos meses”, ressaltou Christopher Alves, diretor operacional da Águas Canarana.

Por Assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.