terça-feira, 3 dezembro, 2024
24.8 C
Canarana
Início Notícias Destaques ISA faz homenagem para Heber Queiroz: a semente que virou 18 milhões...

ISA faz homenagem para Heber Queiroz: a semente que virou 18 milhões de árvores

CANARANA – Heber Queiroz era coordenador do ISA em Canarana-MT e morreu no dia 10 de maio vítima da Covid-19. O Instituto Socioambiental produziu um vídeo em sua homenagem. Confira logo após o texto.

Heber Queiroz com sua esposa e filho; Foto – Divulgação.

LEIA MAIS – Heber Queiroz, do ISA, falece vítima de Covid-19 aos 36 anos

“Heber Queiroz Alves começou como semente.

Estagiário, deu os primeiros passos no Instituto Socioambiental (ISA) em 2007, quando tinha apenas 22 anos e um olhar de conhecedor dos caminhos do Xingu e Araguaia, no Mato Grosso. Era técnico de geoprocessamento. Fazia mapas.

Então germinou.

Sempre atencioso e dedicado, ele fez os mapas das primeiras agroflorestas plantadas com as muvucas, as famosas misturas de sementes florestais. Isso foi durante a campanha Y Ikatu Xingu, ou Salve a Água Boa do Xingu, que mostrou ao mundo a importância da recuperação e proteção das nascentes do rio Xingu.

E foi crescendo.

Passou a coordenar a Adequação Socioambiental do ISA em Canarana (MT), com destaque para os projetos e iniciativas de Restauração Florestal. Em uma entrevista publicada em 2019, Heber disse que “um dos grandes ganhos do trabalho [de plantar florestas] foi unir pessoas com visões de mundo diferentes, mas todos trabalhando em prol do bem comum.”

Quem trabalhou com Heber sabe do privilégio que teve. Sua voz doce e calma, sempre perseverante e responsável, ofertava respeito e amor pelos parceiros de jornada. Falava generoso com todo mundo. Produtor rural, indígena, assentado, jornalista, colega, pesquisador, não importa. Trazia força, trazia paz.

E sua sabedoria se multiplicou.

Heber Queiroz Alves, 36 anos, marido e pai amoroso, profissional competente e dedicado. Corintiano roxo, bom de xadrez, casado com Bruna Dayanna, diretora da Associação Rede de Sementes do Xingu. Família de plantadores de florestas. Muitas florestas.

Heber ajudou a plantar mais de 6 mil hectares de florestas, ou pelo menos 18 milhões de árvores. Acreditava em um futuro melhor para seus filhos, Lívia e Breno. E, para nossa sorte, acreditava em um futuro melhor para os filhos de todos nós.

Ele nos deixou nesta segunda-feira (10/5) vítima da Covid-19 em Barra do Garças (MT), onde estava internado.

Obrigado, Heber.

Você é e sempre será um exemplo de compromisso com a vida”.

Por ISA com Redação OP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.