segunda-feira, 5 dezembro, 2022
Início Notícias Saúde Maioria das mortes por Covid-19 registradas nas últimas 24 horas ocorreram em...

Maioria das mortes por Covid-19 registradas nas últimas 24 horas ocorreram em dias anteriores

BRASÍLIA – A mídia divulgou amplamente na noite de terça-feira (05/05), que o Brasil contabilizou 600 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, maior registro para um dia, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde ontem. Também foi contabilizado o maior número de casos do novo Coronavírus de um dia para o outro: 6.935. Ao todo, já foram registrados 114.715 casos e 7.921 vítimas fatais da doença no país.

Porém, o que poucos veículos divulgaram, é que não necessariamente ocorrerem 600 mortes nas últimas 24 horas. Conforme a CNN Brasil, um dos únicos a divulgar essa informação, as mortes e casos contabilizados em 24 horas não necessariamente correspondem a casos que aconteceram neste intervalo de tempo. A contagem vem com atraso devido à demora na realização de exames e obtenção de resultados. Segundo o Ministério da Saúde, houve 76 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, sendo 25 na terça-feira e 51 casos na segunda-feira.

As estimativas do governo apontam ainda 58.573 casos em acompanhamento, 48.221 pacientes recuperados e 1.579 mortes em processo de investigação.

Metodologia

Os números divulgados diariamente pelo Ministério da Saúde refletem os casos registrados nos boletins pelas secretarias estaduais de Saúde, independentemente da data em que tenham ocorrido. Estimativas recentes mostraram que mortes chegam a levar mais de um mês para ser inseridas.

Oscilações nos números também são influenciadas por outros dois fatores: a capacidade de testagem e a própria rotina de trabalho das secretarias. De acordo com a pasta, os números podem ser influenciados pela resolução concentrada de diagnósticos e por feriados e finais de semana, que influenciam a equipe disponível para que as secretarias processem as informações.

Por JOPioneiro com CNNBrasil; Foto – Leopoldo Silva/Agência Senado.