sexta-feira, 12 agosto, 2022
Início Notícias Saúde Mato Grosso registra quase 26 mil casos de Dengue - De Coronavírus...

Mato Grosso registra quase 26 mil casos de Dengue – De Coronavírus são 337 casos

CUIABÁ – Mato Grosso já registrou 25.889 casos de Dengue neste ano. No mesmo período em 2015, foram registradas 22.571 notificações. Diante do aumento no número de casos notificados, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça o alerta para a intensificação das ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, que também transmite a febre Chikungunya e o Zika Vírus.

Zika

São 24.267 casos suspeitos de Zika Vírus em Mato Grosso. Devido à incidência, Mato Grosso está com risco alarmante com 743 casos por 100 mil habitantes.

Chikungunya

Já foram registrados 1.280 casos suspeitos de febre Chikungunya em 2016. No mesmo período do ano passado foram 324 casos

Orientações

A SES orienta a população para evitar os criadouros do mosquito transmissor das doenças. O estado monitora semanalmente a progressão dos casos e faz o trabalho de orientação junto aos municípios para que as ações sejam intensificadas, mas que 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências, por isso é importante o envolvimento da população.

Para reduzir os impactos causados pelo mosquito, a SES alerta os municípios para que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que mortes sejam evitadas. Além disso, devem ser desenvolvidas ações de mobilização, inspeções domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito, atividades educativas para orientar a população sobre como evitar focos do vetor, assim como aplicação de inseticida para eliminação de insetos adultos.

Coronavírus

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde de domingo (03/05), 337 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 12 óbitos no Estado.

Dos 337 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 113 estão em isolamento domiciliar e 190 estão recuperados. Há ainda 22 pacientes hospitalizados, sendo 14 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 8 em enfermaria.

No boletim, a SES também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 98 leitos de UTI e 400 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com Coronavírus no Estado.

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 58% dos diagnosticados são do sexo feminino e 42% masculino; além disso, 161 pacientes têm faixa-etária entre 36 a 55 anos. O documento ainda aponta que um total de 2.150 amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 50 amostras em análise laboratorial.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES.

Recomendações

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo Coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Por JOPioneiro com informações de Maricelle Lima Vieira/SES-MT e Fernanda Nazário/SES; Foto – Junior Silgueiro/Gcom-MT.