segunda-feira, 4 julho, 2022
Início Notícias Destaques Meta construirá em Canarana um dos mais modernos aeroportos do Vale do...

Meta construirá em Canarana um dos mais modernos aeroportos do Vale do Araguaia

CANARANA – Com o crescimento econômico do Vale do Araguaia, impulsionado pelo agronegócio, o uso do transporte aéreo está cada vez mais presente nessa região com dimensão maior que muitos países. Porém, a falta de pistas asfaltadas, impedia o pouso de algumas aeronaves, principalmente aquelas que transportam grandes investidores. Cenário que vai mudar com o anúncio de dois novos aeroportos em Canarana-MT.

Um deles será o Aero Meta, aeroporto em forma de condomínio que será construído no segundo semestre desse ano pela Meta Consultoria Agrícola, prometendo ser um dos mais modernos da região. “Teremos uma estrutura que hoje é encontrada em aeroportos executivos de grande porte”, anuncia o sócio proprietário do Grupo, Rodrigo Piccinini, em entrevista ao site OPioneiro.

LEIA MAIS – Vice-governador convoca lideranças para criação de plano de qualificação profissional direcionada

LEIA MAIS – Dinetec 2022 se consolida como uma das maiores feiras tecnológicas do agro brasileiro

A Meta organiza todos os anos, no mês de janeiro, o Dinetec, hoje o segundo maior evento tecnológico do agro em Mato Grosso, que atrai muitos visitantes que vem para a feira em aeronaves. O aeroporto será construído bem próximo da área experimental onde acontece o Dinetec, de frente para a MT-326, com a pista na mesma direção da MT-020, na entrada para o Tanguro. Isso vai facilitar a participação de produtores e empresários no evento.

Conforme Rodrigo, a ideia surgiu em passagem por outros aeroportos. “O formato de condomínio vem crescendo muito no Brasil e a gente viu que em Canarana havia espaço para investimento desse porte”, disse, destacando, porém, que a pista será de livre acesso, ou seja, poderá ser utilizada por qualquer aeronave que esteja cruzando a região, não restrita somente para integrantes do condomínio.

A pista do Aero Meta terá 1.500 metros de comprimento por 26 metros de largura. Será balizada para voos noturnos, através de um sistema onde o piloto em pleno voo, ou alguém em terra, poderá acionar a iluminação a uma distância de até 20 km. A pista possibilitará pouso de aeronaves com até 10 toneladas e também de jatos.

Imagem – Divulgação.

Com as licenças todas aprovadas, as obras iniciam no mês de agosto com aterramento da pista e asfaltamento. A previsão é que as obras durem 90 dias e o aeroporto seja inaugurado no Dinetec 2023, que acontece em janeiro. O Aero Meta terá ainda garagem para aviões, abastecimento, sala VIP, suíte para pilotos, sala de reuniões e sala de convivência.

A pré venda de lotes do condomínio já está disponível e podem ser utilizados tanto para hangar, quanto para comércio. A frente dos lotes fica para a MT-020 e os fundos para o aeroporto. Os interessados podem entrar diretamente em contato com Rodrigo pelo telefone (66) 9.8438-1742. Ao OPioneiro, Piccinini disse que a comercialização está superando todas as expectativas até o momento.

Além do Aero Meta, Canarana vive a expectativa de receber em breve a modernização do Aeroporto Municipal, com a pavimentação, sinalização e iluminação. Recentemente o local foi cercado com alambrado e futuramente há projeto para pavimentar também a estrada que fica ao lado da pista para evitar a poeira. O recurso virá de um investimento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Canarana.

Com dois aeroportos pavimentados e estrutura moderna, Rodrigo diz que isso colocará Canarana de vez na rota das grandes aeronaves. “O impacto que esses dois aeroportos trarão para o município será muito grande, possibilitando o pouso de jatos. Isso demonstra que em Canarana as coisas acontecem e que a iniciativa privada também participa do desenvolvimento do município”, finaliza.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.