sábado, 25 maio, 2024
29.1 C
Canarana
Início Notícias Destaques Ministério da Saúde investiga perda de 320 doses de vacina contra a...

Ministério da Saúde investiga perda de 320 doses de vacina contra a Covid-19 em MT; SES admite

CANARANA – Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), órgão ligado ao Ministério da Saúde, investiga a possível perda de 320 doses de vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), que seriam usadas na imunização de povos indígenas do Xingu.

Vacinação contra o covid-19; Foto – Christiano Antonucci/Secom-MT.

LEIA MAIS – Com UTIs lotadas, Governo de MT decide prorrogar medidas restritivas até 04 de abril

As denúncias dão conta de que as doses teriam sido perdidas por conta de armazenamento inadequado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) o Parecer Técnico emitido pela Secretaria aponta a perda de doses e orienta o descarte dos imunobiológicos, conforme normatização do Manual da Rede de Frio.

Segundo nota de esclarecimento do próprio Ministério, a apuração dos fatos é feita pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu, com sede em Canarana-MT. “Apurações iniciais indicam que pode ter havido variação na temperatura de conservação das doses, contrariando o previsto nas orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI)”, diz o documento.

As doses de vacina já foram enviadas para o PNI e passarão por avaliação para constatar se realmente houve perda. “Importante destacar ainda que o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 prevê uma reserva estratégica de 5% das doses. Por isso, caso o problema se confirme, não faltarão vacinas para cumprir a meta de vacinação da população indígena do DSEI XINGU. O fato também já foi comunicado ao Ministério Público e demais órgãos competentes para apuração de responsabilidade dos envolvidos no ocorrido”, completa a nota.

Outro lado

A SES se manifestou por meio de nota e informou que: A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informa que foi notificada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xingu sobre a perda de 320 doses de vacinas CoronaVac e que realizou o protocolo para avaliação de imunobiológico sob suspeita. O Parecer Técnico emitido pela SES aponta a perda de doses e orienta o descarte dos imunobiológicos conforme normatização do Manual da Rede de Frio.

Por Isabela Mercuri/Olhar Direto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.